Toninho diz que mais de 3 mil cidades têm só uma escola, mas dado é discutível
Reprodução Facebook
PSTU - Toninho Ferreira

Toninho diz que mais de 3 mil cidades têm só uma escola, mas dado é discutível

Número está correto, mas considera estabelecimentos de ensino médio ou profissionalizante; no país, há 477 municípios com somente uma escola de nível fundamental

educação

Caroline Ferrari
2 minutos

“Mais de 3 mil [municípios] só têm uma escola.” – Toninho Ferreira (PSTU), em entrevista ao Jornal Regional, da Rede Aparecida.

O candidato a governador Toninho Ferreira, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), foi entrevistado pelo Jornal Regional, produzido pela Rede Aparecida de Comunicação. No programa, o candidato falou sobre o ensino nas redes públicas do estado e afirmou que mais de 3 mil municípios brasileiros possuem apenas uma escola. O Truco nos Estados – projeto de checagem de informações da Agência Pública – verificou a afirmação do candidato e classificou a frase como discutível. A conclusão sobre quantos municípios têm só uma escola varia de acordo com a metodologia adotada.

A assessoria de imprensa de Toninho indicou como fonte da afirmação uma reportagem de 2017 do jornal O Estado de S. Paulo. A matéria utiliza dados de um levantamento feito pela organização Todos Pela Educação, com base no Censo Escolar de 2016. Segundo a pesquisa, 2.967 dos municípios brasileiros (53%) possuem só uma escola que oferece o ensino médio regular ou educação profissionalizante. Quando consideradas apenas escolas com ensino médio regular, o número é maior: são 3.063, ou 55% total dos municípios do país.

O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. A pedido da reportagem, o Todos pela Educação realizou um levantamento com base nas estatísticas de 2017 – última edição disponível. De acordo com a última edição do censo, 9 municípios (0,16%) não têm nenhuma escola de ensino médio ou profissionalizante e 2.613 municípios brasileiros (46,91%) possuem somente uma escola nesse ciclo.

A situação é diferente quando analisadas apenas escolas com ensino fundamental. Nesse caso, 77 ou 1,38% dos municípios brasileiros não possuem nenhuma escola desse tipo. Já 477 dos municípios brasileiros (8,56%) possuem apenas uma escola do ciclo básico de ensino.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 3347 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 15 ) ) )
Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
João Doria - PSDB
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Márcio França - PSB
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

SP Candidatos - São Paulo