Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
Fábio Arantes/Secom
PSDB - João Doria

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

educação

Anna Beatriz Anjos
2 minutos

“As 42 mil vagas [em creches que criamos em São Paulo] foram feitas em 15 meses.” – João Doria (PSDB), em debate no SBT.

No penúltimo debate dessas eleições, realizado pelo SBT, João Doria (PSDB) afirmou que, durante os 15 meses em que ocupou o posto de prefeito de São Paulo, foram criadas 42 mil vagas em creches da capital. Após consulta a dados da própria prefeitura, o Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – concluiu que a declaração é exagerada. Embora tenham sido adicionadas vagas ao sistema nesse período, o número foi inferior ao citado pelo tucano.

A assessoria de imprensa do candidato informou apenas que a fonte da informação é a Prefeitura de São Paulo. De fato, a Secretaria Municipal de Educação publica em seu site relatórios trimestrais com dados sobre matrículas e demanda por acesso às unidades da rede municipal de ensino. A divulgação é feita por distrito e etapa/modalidade de ensino.

Doria assumiu a Prefeitura de São Paulo em 1º de janeiro de 2017 e a deixou em 6 de abril de 2018 para disputar o governo do estado. Em 31 de dezembro de 2016 – último dia da administração de Fernando Haddad (PT) –, a secretaria disponibilizou levantamento segundo o qual, àquela data, haviam sido registradas 284.179 matrículas em creches na capital. Já o documento postado em 31 de março deste ano – seis dias antes de o tucano sair do cargo e deixá-lo para o seu vice, Bruno Covas (PSDB) – apontava que o número havia chegado a 309.854. Portanto, em 15 meses de gestão, é possível afirmar que o ex-prefeito deu origem a 25.675 novas vagas em creches, e não a 42 mil, como mencionou.

A última divulgação da Secretaria Municipal de Saúde, de 30 de setembro, dá conta de que as creches de São Paulo atendem 323.885 crianças. Considerando a quantidade existente no início do governo de Doria, houve um aumento de 39.706 vagas, dado bem mais próximo ao apresentado por ele no debate. No entanto, as quase 40 mil vagas foram criadas ao longo de 19 meses, cinco dos quais já englobam o mandato de Covas.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 3739 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 15 ) ) )
Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Márcio França - PSB
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

João Doria usa informação falsa sobre contratação de guardas civis
João Doria - PSDB
João Doria usa informação falsa sobre contratação de guardas civis

Candidato do PSDB errou ao dizer que nenhum agente da GCM foi convocado após concurso na gestão de Fernando Haddad na prefeitura de SP

SP Candidatos - São Paulo