Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Da Redação

Graciela Selaimen e Ronilso Pacheco passam a integrar o conselho consultivo da Pública

Novos conselheiros vão apoiar o trabalho da Pública com ideias e debates sobre jornalismo e conjuntura política

Da Redação
9 de junho de 2023
13:00

Neste mês, a Agência Pública renova seu conselho consultivo, formado por dez renomados jornalistas e profissionais do terceiro setor que se reúnem duas vezes por ano para discutir sobre jornalismo no Brasil, analisar a situação política do país e trazer novas ideias sobre temas que a Pública deve abordar.

Agora, passam a fazer parte do conselho Graciela Selaimen, cujo trabalho tem contribuído para fortalecer o campo do jornalismo investigativo independente no Brasil; e também Ronilso Pacheco, teólogo que atua como pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo (RJ). Eles ocupam os postos deixados por Ana Toni e Eliane Brum.

Graciela e Ronilso vão se juntar ao grupo atualmente composto por Cecília Olliveira, Dorrit Harazim, Eugênio Bucci, Fabiana Moraes, Jan Rocha, Paula Cesarino Costa, Ricardo Kotscho e Rosental Calmon Alves.

Quem são os novos conselheiros

Graciela Selaimen é mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como Diretora de Programas da Fundação Ford, Graciela desenvolveu estratégias e programas nas áreas de Tecnologia e Sociedade, Criatividade e Liberdade de Expressão e Engajamento Cívico e Governança, transversais às perspectivas de gênero e raça. Seu trabalho tem contribuído para consolidar o campo dos direitos digitais no Brasil e fortalecer o ecossistema do jornalismo investigativo independente. Foi uma das fundadoras e coordenadora do Instituto Nupef e editora da revista poliTICs, primeira publicação dedicada a política e direitos digitais no Brasil. Atualmente é Lead de América Latina na organização IRIS e membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil. 

Ronilso Pacheco é graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e atua como pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo (RJ). Ativista, escritor, pesquisador e teólogo, atualmente é mestrando no Union Theological Seminary, da Columbia University, em Nova Iorque. É Fellow da Ford Foundation Global Fellowship e autor de diversos livros sobre teologia negra, religião e sociedade.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes