Buscar
Nota

Corrida eleitoral: registro de candidaturas termina nesta semana

3 de agosto de 2026
04:00

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Flávio Bolsonaro, candidato do Partido Liberal (PL) à presidência da República, ainda não divulgou o nome do vice-presidente de sua chapa. Na semana passada, o candidato chegou a anunciar o convite à senadora Tereza Cristina (PP-MS), porém ela declinou. Segundo a campanha do candidato, o espaço para vice-presidente ainda está vazio, mas Flávio afirmou que a decisão sobre a vice-presidência será dentro do prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com alguns cargos de vice-governador e segundo candidatos ao senado vazios, a Federação Brasil da Esperança, que engloba os partidos PT, PV e PCdoB, oficializa até quarta-feira, as últimas candidaturas.

Em Pernambuco, sem o lançamento de candidaturas a governador, o Partido Liberal (PL) fará sua convenção partidária no estado nesta terça-feira, 4 de agosto. É esperada a oficialização da candidatura do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, para a Câmara dos Deputados, e do deputado federal André Ferreira para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

No Acre, a Federação Renovação Solidária, que reúne os partidos Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD), marca sua convenção partidária para esta segunda-feira, 3 de agosto. Eduardo Velloso se candidata ao Senado, e a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, entra na chapa como primeira suplente. No Partido dos Trabalhadores (PT), a última convenção acontecerá nesta quarta-feira, em Sergipe. O partido lança a candidatura à reeleição ao Senado de Rogério Carvalho.

Volta do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma os julgamentos nesta semana após o recesso judiciário. Nesta segunda-feira, às 14h, o Plenário da Corte analisa o Recurso Extraordinário ARE 1537713, relatado pelo ministro Edson Fachin, sobre a aplicação da Lei Maria da Penha em situações em que não há vínculo familiar ou contexto doméstico.

Agenda da Semana: 03 a 07 de agosto:

  • TSE
    • 04/8: Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral publicar a tabela com a representação dos partidos políticos na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional, para divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de debates.
    • 05/8: Último dia de convenções partidárias; último dia para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral nomear a(o) presidente e integrantes das juntas eleitorais.
    • 06/8: Emissoras de rádio são proibidas de noticiar pesquisas eleitorais e veicular propagandas políticas.
    • 07/8: Último dia para o registro de candidatas e candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador, Senador e Suplentes, Deputado Federal e Deputado Estadual.

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Orçamento das creches (CMO, 05/8, 14h30): Deputados debatem financiamento da educação infantil e execução orçamentária das políticas públicas destinadas às creches.
    • Ciclo de debates (CDH, 06/8, 10h): Comissão discute sobre os direitos humanos e a insegurança dos profissionais de saúde indígena em todo o território nacional.
  • Senado
    • Agosto Dourado (CDH, 03/8, 10h): Audiência pública para promover o Mês do Aleitamento Materno, discutindo sobre os impactos na saúde e, também, nos direitos das crianças e das mães.
    • Holocausto Cigano (CDH, 04/8, 14h): Debater sobre a memória do Holocausto Cigano (Holocausto Romani), o enfrentamento ao anticiganismo, ao antissemitismo, às perseguições étnicas e à intolerância, bem como a importância da preservação da memória histórica das vítimas do regime nazista.
  • STF
    • Lei Maria da Penha (ARE 1537713, 03/8, 14h): Ministros voltam a julgamento, com relator do caso o ministro Edson Fachin, a aplicação da Lei Maria da Penha quando não há vínculo familiar ou do contexto doméstico.
    • Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (ADI 4395, 03/8, 14h): Ministros analisam recolhimento da validade da cobrança de contribuição previdenciária sobre a receita bruta do empregador rural; anteriormente, o STF decidiu pela suspensão nacional dos processos.
    • Jogos de Azar (RE 966177, 05/8, 14h): Supremo julga se proibição à exploração de jogos de azar fere o princípio constitucional da livre iniciativa. Relatoria é do ministro Luiz Fux.
    • Portais de notícia na internet (ADI 5613, 06/8, 14h): Ministros avaliam ajuizamento feito pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que busca incluir os portais de notícia em plataformas de internet como empresas jornalísticas.

POLÍTICA

  • Câmara
    • Inteligência Artificial (CSS, 03/8, 9h30): Deputados realizam audiência pública sobre os impactos do Marco Legal da Inteligência Artificial na comunicação social.
  • STF
    • Isenção de impostos PCD (ADIs 7779 e 7790, 03/8, 14h): STF volta a julgar a Reforma Tributária que normatiza a aquisição de veículos com isenção de impostos por pessoas com deficiência (PCD).
Edição:

Notas mais recentes

Hospitais do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro e a acusação de Lula na Band


Às vésperas do 2° turno, governo tenta votar PEC da Segurança Pública no Senado


Locais de votação alterados e abstenção: estigma afasta eleitores da Maré das urnas


Fim da escala 6×1 vai a votação no Senado, mas aliados de Flávio tentam barrar


Mulheres são maioria das vítimas de violência política, mesmo sendo minoria das candidatas


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

PF acha nota de Willer Tomaz citando indiciado no caso Abin Paralela e “180 mil dólares”

|

Amigo de Flávio Bolsonaro e ex-oficial de inteligência suspeito de espionar adversários de Jair Bolsonaro negam relação

Flávio Bolsonaro turbina anúncios na Meta com suspeita de uso irregular de IA

|

Político impulsionou meio milhão de reais em um só dia no Instagram e Facebook; valor total gasto pode ser ainda maior
Sessão Eleitoral em Samambaia Norte C.E.F. 404 1º turno Eleições 2026 - 04.10.2026

Justiça eleitoral muda até 4 vezes ao dia local de votação às vésperas do 2° turno

|

Alterações divulgadas nos últimos dois dias atingem 453 seções; no 1° turno, Lula venceu em 249 delas, 55% do total

Política e monetização: como ativistas se tornam alvo de violência dentro e fora das redes

|

Terra de Direitos e Justiça Global afirmam que um caso de violência política ocorreu a cada 9 horas durante campanha

Quem aprovou o crédito de Flávio? BRB silencia, e três diretores da época são alvo da PF

|

Três diretores investigados pela PF integravam a cúpula do BRB quando Flávio Bolsonaro obteve financiamento de mansão

‘Leilão às avessas’: vitória de Flávio consolidaria interferência dos EUA no Brasil

|

Terras raras, combate ao tráfico e Congresso mais à direita favorecem dominação dos EUA de Trump sobre América Latina

Deputado detido após atingir jornalista com um tiro defendeu liberação de armas em 2017

|

Marcelo Aguiar apresentou Projeto de Lei para revogar Estatuto do Desarmamento quando esteve no Congresso Nacional

Aluno da UFRN espancado em protesto envolvendo Girão: “Não tem alternativa senão a luta”

|

Estudante foi alvo durante "Protesto UFRN Anti-Lula", de grupo ligado a secretário de gabinete do deputado bolsonarista
Imagem do presidente Lula como alvo em clube de tiro em São Paulo

Homens praticam tiro contra imagem de Lula em clube de São Paulo

|

Gravação aconteceu em clube de tiro que já foi alvo de ação policial; vereador já foi condenado por prática semelhante
Colagem com as fotos de Rodrigo Cataratas e Alexanfre Ramagem

Foragido, líder do garimpo ilegal Rodrigo Cataratas tem empresas e bens de luxo nos EUA

|

Condenado por garimpo na terra Yanomami ajudou na fuga de Alexandre Ramagem e, por isso, também está foragido da Justiça

Ministério Público encurrala Meta para barrar bloqueios e restrições nas eleições

|

Ação quer impedir que algoritmos barrem conteúdos; Pública mostrou que grupos pró-Lula foram acusados de terrorismo