Buscar

Conheça repórteres que vão investigar as relações entre a exploração de petróleo e as mudanças climáticas

Da Redação
10 de fevereiro de 2023
14:00
Este artigo tem mais de 1 ano

No final de 2022, a Agência Pública se juntou ao WWF-Brasil para lançar a 16ª edição de nosso programa de microbolsas. Desafiamos repórteres de todo o Brasil a propor pautas para investigar a relação entre a exploração de petróleo e as mudanças climáticas. 

Nesta semana, as equipes da Pública e do WWF-Brasil se juntaram para analisar as propostas inscritas. Para selecionar as quatro pautas contempladas com a bolsa de R$ 8 mil e mentoria da Pública, levamos em conta a originalidade, viabilidade, segurança e a diversidade das propostas. 

Na maioria dos casos, foram contempladas propostas de repórteres que vão contar histórias de seus próprios estados, como Amapá e Maranhão.

Saiba quem são os repórteres selecionados:

Janaína Camelo – É formada em jornalismo desde 2010, nasceu e mora em Brasília. Concluiu recentemente um MBA em Jornalismo de Dados. Passou por redações locais, como Jornal de Brasília e Tribuna do Brasil. Também trabalhou na Agência Brasil (EBC), rádio CBN, Canal Rural e RedeTV! Em 2021, passou a trabalhar para o site The Brazilian Report, com a função de cobrir os três poderes, escrever notas diárias para o site e apurar para matérias especiais, com foco em investigação de dados. 

Luan Matheus dos Santos Santana –  Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista em comunicação digital (FAR), mestre (UFPI) e doutorando em comunicação (UFC). Já foi repórter de cidades do Jornal Diário do Povo (2014), onde ganhou o Concurso de Reportagem Dom Avelar Brandão Vilela 2014. Foi produtor e editor de texto da TV Clube – afiliada Globo no Piauí (2015-2021), onde venceu o prêmio de reportagem do Ministério Público do Piauí em 2018, com a Série Feminicídio. Desde 2018 atua como repórter e editor no Portal Ocorre Diário de jornalismo independente no Piauí, onde ganhou o Prêmio de Jornalismo Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI), em 2021, com reportagem sobre as pandemias do século. Hoje é professor substituto de jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Coordenador Geral do Portal Ocorre Diário. 

Rayane Penha – É jornalista e cineasta. Roteirista do longa de ficção “Chamado da Floresta”, projeto vencedor do Lab Negras Narrativas. Roteirista integrante do projeto Segundo Ato da Netflix Brasil. Foi uma das coordenadoras e produtora executiva de um projeto de jornalismo investigativo para o Fundo Brasil de Direitos Humanos no Amapá. Jornalista colaborativa da Agência Amazônia Real, coordenou a comunicação do coletivo Utopia Negra Amapaense e é a atual coordenadora de comunicação da Associação Gira Mundo.

Rudja Santos – Nascida na Guiana Francesa, mora no Brasil desde 1997. Jornalista em final de graduação, atua como repórter fotográfica desde 2017 e como jornalista investigativa desde 2021. É colaboradora do portal Amazônia Real, atua no estado do Amapá com foco em pautas ambientais e sociais da região amazônica, principalmente em áreas de fronteira. Teve fotos publicadas em portais como BBC Brasil, Veja, UOL, O Globo, entre outros.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes