Buscar
Da Redação

Agência Pública lança seção de crônicas literárias

A seção Crônica de Sábado trará textos de jornalistas e escritores e vai aceitar propostas de colaboração

Da Redação
2 de julho de 2025
16:16
Pessoa tatuada escrevendo à mão em um caderno, representando o processo de criação de crônicas literárias
José Cícero/Agência Pública

A Agência Pública lança no próximo sábado (5/7) uma seção dedicada à crônica literária, chamada Crônica de Sábado. Nesse novo espaço, os leitores encontrarão textos autorais sobre fatos cotidianos, assinados por jornalistas de dentro e fora da casa, além de escritores convidados. A coluna aceitará colaborações externas.

A Crônica de Sábado vai oferecer aos leitores da Agência Pública uma experiência de leitura diferenciada, com estilos e histórias diferentes do que se costuma encontrar no site da agência.

“Será o nosso cantinho literário, onde a beleza do texto e a experiência da leitura são as estrelas principais. Aqui, a verdade dos fatos dá lugar à magia das palavras! É a crônica em seu estado puro, em textos inéditos e que podem ter sido escritos em qualquer época”, explica Thiago Domenici, diretor da Agência Pública, chefe da Sucursal de Brasília e editor da Crônica de Sábado.

Na nova seção, convidamos nosso público a parar para apreciar um ótimo texto, conhecer novas perspectivas e autores. Para isso, contamos com a parceria do Instituto Vera Cruz, que é referência na formação de escritores. Uma vez por mês, serão publicadas crônicas de alunos ou ex-alunos do Instituto. Com a parceria, a Pública busca garantir a qualidade da Crônica de Sábado e fazer com que ela se torne um espaço de reputação para novos escritores. Além disso, com apoio do Vera Cruz, a nova seção terá um olhar para cronistas negros e de periferia, abrindo espaço para olhares líricos sobre o cotidiano de diferentes vivências que merecem ser lidos amplamente.

“Para a crônica existir é preciso de escritores e leitores. Essa parceria do Instituto Vera Cruz com a Pública une esses dois pólos numa plataforma atenta para a vida hoje, o que é, por excelência, a matéria da escrita”, diz Roberto Taddei, coordenador da pós-graduação Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz.

A estreia, no dia 5 de julho, será com uma crônica de Ricardo Terto, que além de ser supervisor técnico de podcasts e áudio na Pública, é escritor e cronista com quatro livros publicados: Marmitas Frias (2017, ed. Lamparina Luminosa), Os Dias Antes de Nenhum (2019, ed. Patuá), Quem é essa gente toda aqui? (2021, ed. Todavia) e Brincadeira sem futuro (2024, ed. Todavia).

Como colaborar

Além das crônicas de profissionais da Pública e da comunidade do Instituto Vera Cruz, a seção Crônica de Sábado aceita colaborações externas. Autores interessados podem enviar suas crônicas inéditas e com entre 3500 e 4000 caracteres para o e-mail cronicadesabado@apublica.org. No assunto do e-mail, devem incluir “Crônica para avaliação” e seu nome completo. As submissões serão avaliadas pelo editor da seção, Thiago Domenici. A publicação é remunerada.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 34 O esquenta da COP 30 e as contas a pagar

Podcast repercute evento que antecipa conferência e as tensões sobre para onde vai o dinheiro

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes