Buscar

Associação patronal reúne iniciativas independentes que estão liderando a inovação no jornalismo brasileiro

Da Redação
7 de junho de 2021
13:14
Este artigo tem mais de 2 ano

Nesse Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, 30 organizações de jornalismo digital unem forças para lançar a Associação de Jornalismo Digital (Ajor). A nova associação foi criada para fortalecer o nascente jornalismo digital brasileiro, que tem demonstrado a sua força na pauta nacional nos últimos anos. Entre elas estão organizações como Nexo, Congresso em Foco, Meio, Ponte Jornalismo, Amazônia Real, o Eco , Repórter Brasil e Jota

A Agência Pública é uma das fundadoras da Ajor e preside o primeiro conselho da entidade através da sua diretora Natalia Viana.

A partir de hoje, a Ajor vai conduzir suas atividades em três eixos: profissionalização e fortalecimento das associadas, defesa do jornalismo e da democracia e promoção da diversidade.

Desde o lançamento do Mapa do Jornalismo Independente, produzido pela Pública em 2016, as novas iniciativas jornalísticas não pararam de crescer. Foram elas que trouxeram o Fact-Cheking para o Brasil, que lideraram furos como Vaza-Jato e o caso de Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, e que estão liderando o jornalismo no Youtube, com canais como My News e Reload. 

Organizações que integram a Ajor

Essas organizações independentes também estão inovando no financiamento, com modelos de membership, crowdfunding, assinaturas digitais, newsletters, eventos e projetos patrocinados como as bolsas de reportagem. 

“A Ajor nasce com uma tarefa histórica no Brasil: consolidar as mídias emergentes para permitir uma maior diversidade no jornalismo em um ambiente que sempre foi muito concentrado”, diz Natalia Viana, diretora executiva da Pública e presidente da Ajor. “Até os anos 80, a ditadura militar se encarregou de asfixiar financeiramente  e com violência política as publicações independentes como Jornal Movimento, Pasquim, Opinião. Desde então, o próprio cenário concentrado de mídia impedia o surgimento de iniciativas profissionais e de peso. A internet marca o início de uma nova era no jornalismo brasileiro, e a Ajor é a cristalização dessa tendência”.    

A origem da Ajor, Associação de Jornalismo Digital, está ligada ao Festival 3i – jornalismo inovador, inspirador e independente. Um grupo de 13 empresas e ONGs se uniram em 2017 para criar o festival, desenhado para celebrar as inovações no cenário da mídia no Brasil, em grande parte longe das redações tradicionais.

O Festival 3i é uma iniciativa promovida por veículos nativos digitais

O Festival 3i teve duas edições nacionais, no Rio de Janeiro (2017 e 2019), e três edições regionais, em Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte. Com a missão de inspirar uma nova geração de jornalistas, o Festival 3i recebeu mais de 1.300 profissionais e estudantes nas suas diversas edições e alcançou uma audiência online de mais de 140 mil pessoas. A partir de 2022, o Festival passa a ser anual e a ser produzido pela nova associação.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes