Buscar
Nota

ACT denuncia empresas à Anvisa por distribuição ilegal de cigarros de palha a estudantes

22 de março de 2024
14:21

A organização antitabagista ACT Promoção em Saúde apresentou denúncia contra fabricantes de cigarros de palha à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela distribuição ilegal e gratuita dos produtos entre os estudantes. A denúncia, protocolada na última sexta-feira (15), se baseou em reportagem da Agência Pública que revelou como fabricantes de palheiros têm fechado parcerias com entidades universitárias, como atléticas e centros acadêmicos, e enviado cigarros de palha para eventos. 

A reportagem identificou exemplos de ações de “degustação” de fumo em cerca de 130 festas universitárias desde o início de 2022, envolvendo seis fabricantes, entre elas a Puro Pito, em Goiás, e a J&L, em Minas Gerais. A Palheiros Paulistinha foi a marca mais frequente no levantamento: seus produtos foram distribuídos em ao menos 108 festas, espalhadas por cinco estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Em 82% desses eventos, a reportagem encontrou indícios de que a empresa enviou os cigarros sem custos para serem distribuídos entre os estudantes.

No texto, a ACT afirma que “campanhas de marketing/promoção/propaganda” ferem o artigo 9º da RDC [Resolução da Diretoria Colegiada] 558/2021, o parágrafo 3º da lei federal 9.294/96 e o Decreto 2.018/96, que regulam produtos fumígenos. A organização pede que sejam tomadas “medidas administrativas – e, se necessário, judiciais” – contra as seis empresas identificadas. Desde os anos 2000, são proibidos no Brasil a propaganda, a distribuição de amostras ou brindes de produtos de tabaco e o patrocínio a eventos culturais ou esportivos por parte da indústria do fumo. 

“Existe uma legislação e ela precisa ser cumprida”, avaliou Thalita Dias, advogada da organização e uma das responsáveis pela denúncia. Ela explica que, além de multar os responsáveis pela conduta proibida, a Anvisa pode encaminhar a denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) a fim de que o órgão instaure uma ação civil pública para “fazer algum tipo de reparo” e obrigar as empresas a não apoiar novas festas.

“Tem toda a questão da doença [tabagismo] que envolve a ampliação do acesso [ao cigarro] e o aumento do número de jovens experimentando o produto. Tudo isso causa danos à sociedade, e é por isso que a gente acredita que uma ação que faça a empresa ser responsabilizada é o melhor caminho. Para que ela deixe de fazer agora, mas que também não faça no futuro”, explicou. A ação civil pública visa proteger os interesses coletivos e reparar os danos causados à sociedade. 

Na Anvisa, a denúncia já está sob análise do setor responsável, a Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB), que conduzirá as investigações. À Pública, o órgão informou que a fiscalização desses casos fica a cargo das Vigilâncias Sanitárias locais, mas que considerando a legislação sanitária vigente, investigará a denúncia. “Caso seja comprovada a infração à legislação sanitária , bem como identificados os responsáveis pelo fato, serão tomadas as providências cabíveis, tal como a lavratura de auto de infração e abertura de um Processo Administrativo Sanitário”, explicou.  A ACT afirmou também que irá apresentar uma denúncia sobre o tema diretamente ao MPF. 

Em resposta à Pública, a Palheiros Paulistinha afirmou que “as denúncias formuladas não procedem”, que solicitará “reunião junto à ANVISA para esclarecer os fatos noticiados” e tomará “as medidas judiciais cabíveis”. As demais empresas citadas não responderam ao pedido de manifestação, caso o façam, este conteúdo será atualizado.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Notas mais recentes

STF julga suposto “assédio judicial” do governador de Mato Grosso contra jornalistas


Ministério Público de SP investiga contrato contra a dengue da gestão Ricardo Nunes


“Nosso tempo é agora!”: Indígenas cobram Lula, Congresso e STF por demarcações no ATL


O debate sobre a PEC dos militares na política pode ser retomado em maio


Governo e bancada feminina da Câmara tentam aprovar Política Nacional de Cuidados


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes