Buscar
Nota

Governo troca ministros, Congresso vota orçamento e STM tem primeira mulher na presidência

9 de março de 2025
18:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Alexandre Padilha toma posse oficialmente como ministro da Saúde nesta segunda-feira (10), após deixar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O presidente Lula (PT) indicou a então presidente do partido Gleisi Hoffmann (PT-PR) para a SRI. As cerimônias de posse serão realizadas no Palácio do Planalto.

No Congresso, a leitura e a votação do relatório final da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 estão previstas para terça-feira (11). O texto enfrenta impasse há meses devido a divergências entre o governo, parlamentares e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a destinação de emendas.

Também na terça, o Ministério Público Federal (MPF) realiza audiência pública para discutir a regularização fundiária de três Terras Indígenas no litoral sul da Bahia, pendente há mais de uma década. Foram convidados para o debate a Presidência da República, lideranças indígenas e ministros de pastas relacionadas ao tema, como Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Luiz Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

No Judiciário, após eleições ocorridas em dezembro de 2024, a ministra Maria Elizabeth Rocha tomará posse na presidência do Superior Tribunal Militar (STM) nesta quinta-feira (13), em cerimônia no Teatro Nacional de Brasília.

Também estão na agenda da semana de 10 a 14 de março:

DIREITOS HUMANOS

  • Regularização de terras (11/3, 9h): Com o tema “Diálogo com o Governo Federal sobre as Terras Indígenas Barra Velha do Monte Pascoal, Tupinambá de Olivença e Tupinambá de Belmonte”, o evento ocorre no Auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria-Geral da República (PGR).
  • STF
    • Liberdade para esterilização (12/3, 14h): O STF julga a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.911, que contesta exigências como idade mínima de 25 anos, dois filhos vivos e autorização do cônjuge para laqueadura ou vasectomia voluntária. O relator é o ministro Nunes Marques.

MEIO AMBIENTE

  • Senado
    • Ativos ambientais (CI, 11/3, 9h): Análise do Projeto de Lei (PL) 3.433/2024, que visa transformar créditos e direitos ambientais em recursos financeiros para fomentar empresas. O texto menciona a emissão de Certificados de Recebíveis Ambientais para iniciativas de reflorestamento, energia renovável e manejo sustentável.

POLÍTICA

  • PT (10/3, 15h): Na terceira mudança ministerial do ano, Hoffmann assumirá a articulação com o Congresso. Diante da mudança, a Executiva Nacional do PT homologou, na última sexta (7), a escolha do senador Humberto Costa (PT-PE) para um mandato-tampão de quatro meses na presidência do partido.
  • Saúde (10/3, 15h): O infectologista Alexandre Padilha reassume o Ministério da Saúde, cargo que ocupou entre 2011 e 2014, com o objetivo de reduzir o tempo de espera no SUS. A saída de Nísia Trindade da liderança da pasta ocorre como parte de uma reforma ministerial em etapas para fortalecer a posição do governo Lula.
  • STM (13/3, 15h): Pela primeira vez em 217 anos, o Superior Tribunal Militar (STM) terá uma mulher na presidência. Um dos principais objetivos de seu mandato é aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclua a corte militar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
  • Congresso Nacional
    • Orçamento (CMO, 11/3, 15h): A Comissão Mista de Orçamento analisa o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que define receitas e despesas para 2025. Sem a aprovação no fim do ano passado, o governo iniciou o ano com limite mensal de gastos de apenas 1/12 do orçamento.
  • Senado
    • Encontro de lideranças (CRE, 13/3, 10h): A Comissão de Relações Exteriores promove seu 1º Encontro de Ex-Presidentes para debater desafios e perspectivas no cenário internacional. Entre os convidados estão José Sarney (1997-2000) e Kátia Abreu (2021-2022).

EDUCAÇÃO

  • Congresso Nacional
    • Celulares nas escolas (CCS, 10/3, 9h30): Audiência pública debate com representantes educacionais a regulamentação da Lei nº 15.100/25 e os impactos da restrição do uso de celulares nas escolas.

  • Senado
    • Auxílio para mães (CAS, 12/3, 9h): A comissão analisa o PL 1.062/2022, que propõe incluir a oferta de creches para filhos de estudantes, professores e funcionários como critério de avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 227 A cortina de fumaça das empresas de tecnologia – com Daniela da Silva

Ex-chefe de Políticas Públicas do WhatsApp aponta alternativas para o enfrentamento do monopólio e abusos das Big Techs

0:00

Notas mais recentes

Embaixada dos EUA acionou líder do PL para visita que questionaria urnas no Brasil


Corrida eleitoral: Tarcísio de Freitas confirma candidatura e PT tem convenções estaduais


Estudantes brasileiros são ameaçados de morte após Argentina perder a Copa


Corrida eleitoral: partidos já podem oficializar candidaturas; vice de Flávio é incógnita


Caso Rafael: Após morte, MPF instaura investigação criminal contra plataformas de bets


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), discursou na convenção partidária e oficializou sua candidatura.

Lula aposta no combate ao feminicídio para fortalecer apoio entre eleitoras em 2026

|

Apesar de acenar para as mulheres, nenhuma mulher, nem mesmo Janja, havia sido escalada para discursar no evento

Estudo denuncia como contribuinte brasileiro subsidia Coca-Cola em “mágica tributária”

|

Big Food inflacionaria preço de xarope da Zona Franca de Manaus e faria uso de royalties fantasmas para evitar impostos

Partido Missão: o projeto de poder de Renan Santos e do MBL

|

Como o grupo estrutura a formação militante defendendo pautas que flertam com a ruptura democrática

Meta, Telegram e X fecham acordo com TSE sobre desinformação sem punição caso não cumpram

|

Termos mostram plataformas tentando se blindar de responsabilidades sobre conteúdo desinformativo nas eleições de 2026

Ministério Público investiga flagrantes plantados por policiais no interior de São Paulo

|

Investigação resultou em mandados de busca e apreensão em endereços de dez PMs
Imagem aérea de fábrica da BYD em Camaçari

Os detalhes não esclarecidos de como BYD escapou da lista suja do trabalho escravo

|

Parceira da BYD, Engenova incorporou quadro da Jinjiang, banida na lista suja, e tem sócia sediada em paraíso fiscal
Flávio Bolsonaro chora em conveção do PL

As lágrimas de Flávio Bolsonaro e o aceno eleitoral do filho de Jair às mulheres

|

Com menos apoio no eleitorado feminino que Lula, Flávio destaca esposa em meio a tensões com Michelle