Agência de Jornalismo Investigativo

Checamos se PMs quebraram entrada de edifício público durante manifestação contra as reformas trabalhista e da Previdência

26 de maio de 2017
Vídeo falso mostra policiais quebrando vidros em Brasília.
Vídeo falso mostra policiais quebrando vidros em Brasília. Foto: Reprodução

Os protestos contra as reformas trabalhista e da Previdência que ocorreram em Brasília nesta quarta-feira (24) terminaram em confronto. Policiais militares do Distrito Federal foram inclusive flagrados atirando contra manifestantes com armas de fogo. Um dia depois, um vídeo passou a circular nas redes sociais, com PMs quebrando vidros na entrada de um edifício da capital federal. Em um post, no Facebook, há o seguinte texto: ‘[vale-replay] “A PM interveio democraticamente quando vândalos mascarados, terrorista e baderneiros cometeram atos violentos de vandalismo e quebra-quebra’. Outro diz o seguinte: “A polícia também aderiu as ações diretas #AçõesDiretasJá”. O Truco – projeto de fact-checking da Agência Pública – analisou a gravação e descobriu que ela é falsa.

FalsoO vídeo não traz muitas pistas sobre o local onde foi gravado. No canto superior esquerdo está escrito “Camera 04”. Mais perto do final, o ângulo muda e surge “Camera 03”. Quando um dos policiais levanta o escudo, no meio do quadro, lê-se “Policia”. Até aí, nada indica que não tenha sido feito no Brasil. Quando o policial mais no topo da gravação ergue o escudo, no entanto, surge uma inscrição incomum em qualquer PM daqui: “PNB”. Uma pesquisa simples no Google Imagens, com os termos “PNB” e “policia” mostra que se trata da Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela.

Uma observação mais atenta permite perceber também que, logo no início da gravação, há uma data e um horário: 05/01/2017 06:31:27 PM. Como a hora aparece em formato americano, é muito provável que a data seja 1º de maio – ou seja, mais de três semanas antes das manifestações que ocorreram em Brasília. Nesse dia, houve grandes protestos na Venezuela. Outra pesquisa, agora no YouTube, revela uma versão do vídeo disponível desde pelo menos o dia 17 de maio A reportagem encontrou também uma reportagem que cita a gravação, de 13 de maio, no jornal El Tiempo. O texto explica que as cenas viralizaram pelo Twitter.

O vídeo foi captado em meio à última onda de protestos contra o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, que já dura 55 dias. Mais de 50 pessoas – entre apoiadores e opositores ao governo – morreram em confronto com a polícia, por armas letais, enquanto caminhavam em locais próximos ou durante saques a estabelecimentos comerciais. Outros vídeos que circulam na internet mostram a Polícia Nacional Bolivariana quebrando e queimando suas próprias motos para incriminar manifestantes.

Aqui no Brasil, um dos posts com as imagens espalhou-se rapidamente pelas redes sociais e, no momento da publicação desta checagem, já tinha mais de 850 mil visualizações e 32 mil compartilhamentos no Facebook. Embora o vídeo seja verdadeiro, a reportagem descobriu que foi gravado em outro país, em uma outra data. As evidências são mais do que suficientes para mostrar que se trata de mais uma notícia falsa.

Entenda mais sobre a metodologia e sobre os selos de classificação adotados pelo Truco no site do projeto. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Mais recentes

Deputado Jair Bolsonaro fala com a imprensa sobre ter virado réu no STF, pela sua declaração que "Não estupraria Maria do Rosário porque ela não merece"

Haddad não criou o ‘kit gay’

11 de outubro de 2018 | por

Jair Bolsonaro (PSL) acusa adversário de ter sido responsável pela idealização de material escolar contra homofobia, mas iniciativa surgiu do Legislativo

Paulo Maluf, na época em que era deputado federal: político perdeu várias eleições em SP

Haddad erra histórico eleitoral de Paulo Maluf

10 de outubro de 2018 | por

Político não teve mais de 45% dos votos no 1º turno em duas eleições e perdeu várias disputas em São Paulo – quando ultrapassou esse porcentual, ganhou no 2º turno

Mensagem falsa diz que Haddad autorizou livro infantil que trata de incesto

9 de outubro de 2018 | por

Obra foi avaliada pelo governo e distribuída em escolas públicas quando o candidato do PT não era mais ministro da Educação

Truco!

Como assim, Anastasia? Senador diz que não tem patrimônio, mas é milionário

17 de outubro de 2018

Além de mais de R$ 1,3 milhão em bens, Anastasia recebe um salário de mais de R$ 20 mil do Senado e mora em apartamento funcional do governo — seu concorrente, Romeu Zema, é ainda mais rico

Doria acerta ao falar sobre apuração de mortes de ex-prefeitos do PT

17 de outubro de 2018

Polícia Civil e Ministério Público ainda mantêm procedimentos abertos sobre os casos de Toninho do PT e Celso Daniel

Bolsonaro não rejeitou aliança com Helder Barbalho: seu partido está coligado com MDB no Pará

16 de outubro de 2018

É falsa a imagem que reproduz suposta postagem do candidato Jair Bolsonaro declarando que jamais se aliaria “a uma família de corruptos”, em referência à família Barbalho. A coligação liderada por Helder Barbalho (MDB) recebe apoio do PSL, partido de Bolsonaro.

Explore também

Tudo o que os presidenciáveis falaram e nós checamos

27 de agosto de 2018 | por

Nossa equipe está acompanhando as declarações feitas pelos candidatos a presidente; aqui você encontra tudo que já checamos sobre a eleição presidencial

Exagerado, distorcido ou discutível

Cunha e o Conselho de Ética. Não é bem assim!

23 de outubro de 2015 | por

“Estou evitando, ficando longe de qualquer ato que possa tratar desse assunto [a representação no Conselho de Ética]. Não tomo nem conhecimento. Não tem nenhum ato praticado por mim, de qualquer natureza, relacionado a isso”, disse Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, na quinta-feira (22)

Correto, mas falta contexto

Telmário Mota e banda larga. Tá certo, mas pera aí!

10 de novembro de 2015 | por

“A chamada ‘banda larga’ (...) já alcança 94 milhões de brasileiros, principalmente com a disseminação do uso dos acessos móveis”, disse Telmário Mota (PDT-RR), senador, no plenário, na segunda-feira (9)