Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Ciro acerta dado sobre alunos do ensino médio profissionalizante

Ceará tem proporcionalmente o maior número de matrículas no ensino médio integrado no período integral, mas São Paulo ganha em números absolutos

Checagem
14 de setembro de 2018
17:00
Este artigo tem mais de 5 ano
Ciro Gomes (PDT) acertou ao afirmar que o Ceará tem maior proporção de alunos no ensino médio profissionalizante em tempo integral
Ciro Gomes (PDT) acertou ao afirmar que o Ceará tem maior proporção de alunos no ensino médio profissionalizante em tempo integral

“O Ceará é o estado hoje que tem proporcionalmente a maior população de estudantes de ensino médio em tempo integral em escolas profissionalizantes.” – Ciro Gomes (PDT), em entrevista com Mariana Godoy.

Verdadeiro

Em pelo menos duas ocasiões o candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), afirmou que o Ceará tem, proporcionalmente, a maior população de estudantes de ensino médio em tempo integral em escolas profissionalizantes do país. Isso ocorreu durante a sabatina do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e durante entrevista no programa da jornalista Mariana Godoy na RedeTV!. O Truco – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – investigou a questão e descobriu que a afirmação está correta.

A assessoria do candidato não indicou a fonte para a frase checada. Em relação ao total de estudantes no ensino médio, o Ceará tem realmente o maior número de alunos no ensino médio integrado à educação profissional em período integral. É também o segundo estado com mais matrículas desse tipo em números absolutos, perdendo somente para o estado de São Paulo.

De acordo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ceará teve 51.705 matrículas no ensino médio profissionalizante em período integral em 2017, dado mais recente disponível. Havia ao todo 369.610 alunos no ensino médio no estado. Sendo assim, os matriculados nas condições informadas pelo candidato representam 14% do total de estudantes nos anos finais da educação básica. Em segundo lugar está o Tocantins, com 6,32%. Logo em seguida vêm Roraima (5,96%), Mato Grosso (5,3%), Paraíba (5,14%), Santa Catarina (4,15%), Pernambuco (4,08%), Rondônia (3,73%) e Piauí (3,39%).

Apesar de São Paulo possuir o maior número de estudantes de curso técnico integrado em período integral do país (59.186 matrículas), proporcionalmente este número representa 3,28% do total de estudantes do ensino médio no estado. Em número absolutos, o Ceará ocupa a segunda posição, seguido por Minas Gerais (21.246), Rio de Janeiro (16.114) e Pernambuco (14.361).

O Inep considera como de tempo integral os cursos em que os estudantes estão em turmas presenciais com 7 ou mais horas de duração. Também entram nessa categoria os cursos de carga horária menor, mas que, somada com o tempo de atividade complementar, atinjam 7 horas ou mais.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Leia também

Checamos os 5 principais candidatos a vice-presidente

Por , ,

Erros e acertos marcam frases ditas em entrevistas ou posts nas redes sociais por General Mourão, Kátia Abreu, Eduardo Jorge, Ana Amélia e Manuela D’Ávila

O presidenciável Jair Bolsonaro, durante o debate da TV Bandeirantes, em 9 de agosto

Post falso diz que Bolsonaro está próximo de vencer no 1º turno

Por

Informação vem de site também falso que copia textos de outra página e não divulga metodologia

Notas mais recentes

Braga Netto condecorou delegado Rivaldo Barbosa com medalha do pacificador em 2018


O que diz “manifesto” que circula em grupos militares no WhatsApp e Telegram


ACT denuncia empresas à Anvisa por distribuição ilegal de cigarros de palha a estudantes


Motoristas de app resistem a projeto de regulamentação do governo e cobram mudanças


Ruralistas apostam em PECs para avançar sobre direitos indígenas no Congresso


Leia também

Checamos os 5 principais candidatos a vice-presidente


Post falso diz que Bolsonaro está próximo de vencer no 1º turno


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes