Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

Uma comunidade contra o óleo

3 de dezembro de 2019

Uma comunidade contra o óleo

3 de dezembro de 2019

Nossa reportagem mostra os impactos da chegada do óleo em Canavieiras, na Bahia, e flagra o armazenamento em escola abandonada

“35 toneladas de óleo dentro de Canavieiras é pouco”, pergunta Tatiana Miranda, pescadora e marisqueira no município de Canavieiras, no sul da Bahia. Ali, a comunidade se mobilizou para enfrentar a chegada de toneladas de petróleo cru de origem desconhecida que atingiu mais de 700 praias do litoral brasileiro. 

No vídeo, mostramos os impactos na vida de pescadores que dependem da venda de peixes e mariscos além da mobilização coletiva para mitigar os impactos ambientais na região. Para enfrentar o “monstro”, como diz um deles, foi criada a SOS Mangue Mar Canes, um grupo de 300 pescadores e extrativistas que monitoram o problema com a ajuda de voluntários. 

Por outro lado, na base do improviso, a prefeitura local armazena o óleo numa escola abandonada a espera do governo estadual, que afirma não ser sua obrigação a destinação final do produto. “O estado não tem obrigação de fazer a coleta do óleo, mesmo assim está apoiando as ações municipais, até que seja definida uma destinação final”. O Inema, reitera, no entanto, que em Canavieiras todo o resíduo “está sendo encaminhado para a CTR Bahia Resíduos”.

Reportagem, imagem, edição, montagem
Joana Moncau

Coordenação
Thiago Domenici

Imagens da marcha
Raíssa Celina da Costa Sousa

Imagens de celular
Arquivo SOS Mangue Mar Canes

Trilhas
Jingle Punks

Mais recentes