Buscar
Coluna

Domingo é dia de levantar o leque do arco-íris com orgulho

Parada do Orgulho LGBT+ retoma o sentido da palavra liberdade, em tempos de distorção desse conceito

Coluna
20 de junho de 2025
17:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a Newsletter da Pública, enviada sempre às sextas-feiras, 8h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui.

Uma amiga que passa horas ouvindo rádio enquanto está presa no trânsito outro dia perdeu a paciência e resolveu reclamar. Não do congestionamento, realidade cotidiana do paulistano, mas sim de ouvir o argumento de um âncora de um programa jornalístico para defender a realização da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo. 

“Ele disse mais ou menos assim: o certo é respeitar, é ‘tolerar’ – o que já achei o fim –, mas concluiu com o seguinte: ‘mas se você não gosta, não se identifica com essas pessoas, pelo menos apoie a Parada pelos milhões que traz para a cidade.’ Como se uma manifestação dessas fosse importante por isso! Achei o cúmulo um jornalista, um âncora achar que isso é informar a audiência”, ela me contou, ainda indignada. 

Um detalhe importante sobre minha amiga e eu: já passamos dos 65 anos – aliás, o envelhecimento é tema da Parada deste ano – e, como mulheres, sempre nos identificamos com a bandeira ainda maior do que o arco-íris que o movimento orgulhosamente carrega – a do enfrentamento ao patriarcado pela liberdade de cada uma de nós ser quem é, com a garantia de ter os mesmos direitos que são desfrutados pelos machos hetero brancos. 

Somos parte de uma geração que se tornou adulta nos anos 1980, quando a longa sigla que reúne os muitos modos de amar e existir se restringia à palavra Gay ou GLS (o S, acreditem, era de “simpatizante”) e a homofobia era norma – agravada pelo estigma do HIV. Para nós, faz sentido comemorar os 548 milhões de reais que a Parada traz para a cidade como um dos sinais da vitalidade do evento, que começou em 1997, quando 2000 pessoas ocuparam a Paulista, e em menos de dez anos já reunia 2,5 milhões de pessoas na mesma avenida – recorde de 2006 registrado pelo Guinness como a maior Parada do mundo. 

Não se trata de dinheiro. A multidão colorida na Avenida Paulista nos traz um momento de orgulho de viver nesta São Paulo, a cada dia mais desumana e desigual, onde até parece que “não existe amor”, como cantou Crioulo. Mais do que isso, celebramos a sensação de que apesar de avanços e retrocessos não foi vã a luta pela liberdade, ainda que ela ainda não seja para todos – menos ainda para todas. 

“É muito fácil ignorar o que todos já passamos. Hoje, a galera tem uma liberdade inimaginável”, disse o cenógrafo Jeff Celophane, 62 anos, à Folha, sublinhando o caráter ativista da manifestação, também destacado pela maquiadora e transformista Gretta Star, 69 anos: “As pessoas esqueceram do lado político e focam apenas na festa. Hoje pode até ser festa, mas alguém pavimentou”, lembra a estrela que se identificou como mulher trans nos anos 1970 e participa de todas as paradas desde a primeira.

A luta de Jeffs e Grettas é o foco da Parada deste ano, que celebra a memória da resistência e projeta o futuro, com o tema “Envelhecimento LGBT+, memória, resistência e futuro”. Afinal, se é lindo festejar a liberdade, não é possível relaxar em um mundo em que o ódio prevalece e em um país que é recordista em violência homo e transfóbica e onde o abandono no envelhecimento é ainda maior em relação a essa população. 

Em 2023, 214 pessoas LGBTQIA+ foram assassinadas, 316 estupradas, e 3.673 sofreram lesões corporais motivadas pelo ódio, segundo o Anuário de Segurança Pública (edição de 2024). Números que na realidade são bem maiores, como reconhece o próprio Fórum de Segurança Pública, que publica o anuário: além dos órgãos de segurança de alguns estados não compartilharem as estatísticas, caso vergonhoso de São Paulo, a polícia evita apontar a homofobia e a transfobia como causa dos crimes, dizem os especialistas.

Há outro dado alarmante no relatório, que permite a comparação dos números, apesar da subnotificação. Os homicídios tendo como vítimas pessoas LGBTQIA+ cresceram 42% em relação ao ano anterior, 2022, e os estupros 40%. Ou seja, ainda vivemos um período de alta dessa violência, principalmente contra mulheres trans e pessoas negras. 

Há outro motivo para ficarmos em alerta, já disparado nos Estados Unidos, e lembrado por muitos oradores da WorldPride Parade realizada em Washington no começo deste mês. Em apenas 5 meses de governo, Donald Trump fez retroceder em décadas as políticas públicas por diversidade e equidade e os direitos da população LGBTQIA+, sobretudo dos trans: já no discurso de posse Trump disse que os Estados Unidos só reconheceriam o gênero feminino e masculino, determinados no nascimento, o que foi transformado em decreto, servindo como base para enviar mulheres trans para cadeias masculinas e fazer expurgos no Exército e outros órgãos públicos.

Com o vento que sopra forte para o lado contrário, como vivemos no período Bolsonaro, em que a palavra liberdade passou a ser sinônimo de monopólio de direitos pela direita branca, masculina e heterossexual, nunca foi tão importante aderir à campanha “levante o seu leque” e desfilar na Paulista. E, quem sabe, entoar a Internacional queer a plenos pulmões da maneira que a comediante e rainha lésbica Mimi Gonzales cantou em Washington: “We will survive!”

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Se não pelas mulheres, por quem? O que defendem deputados que se opõem ao PL da Misoginia

|

Relembrar é votar: Votos de deputados sobre pautas de gênero e direitos humanos ajudam a indicar quem eles representam

Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado

O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado

Flávio Bolsonaro, os hospitais federais e a pandemia de Covid no Rio de Janeiro

|

Contratos superfaturados, demissões e hospitais sucateados: como Flávio influenciou a saúde do Rio no governo do pai

Ex-jogador da seleção brasileira de basquete dos anos 1980 Nilo Guimarães. Ele foi secretário de esportes de Mogi da Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, por 12 anos (2009-2020).

Empresa de ex-secretário de Esportes de Mogi recebeu dinheiro de emenda Pix de Mario Frias

|

Sócio de Nilo Guimarães na Pulsa Uniformes diz que material foi entregue, mas não envia comprovação

A execução de Davi Sebba e a teia de policiais que Goiás levou 14 anos para julgar

|

Letalidade policial quase triplicou em 2012, ano do crime; governador era Marconi Perillo, candidato ao cargo em 2026

Investigação e processos criminais: o rastro legal dos deputados da Comissão de Segurança

|

CSPCCO: 12 deputados ligados a forças de segurança foram parte em procedimentos criminais, que vão de calúnia a agressão

Rio de Janeiro (RJ), 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio

Na Amazônia Legal, 9 em cada 10 vítimas de feminicídio em 2025 não tinham medida protetiva

|

Levantamento em oito estados mostra que mulheres morrem desprotegidas; recurso jurídico é alternativa para evitar crime

Nossa Senhora Aparecida vira evento eleitoral e aprofunda crise entre ministros do STF

|

Monitoramento mostra que debate nas redes ultrapassou boato inicial e passa de 12 milhões de interações em poucos dias

Fachada do Congresso Nacional, em Brasília.

Os candidatos das Big Techs nas eleições 2026

|

Levantamento mostra quais políticos brasileiros têm atuado a favor dos interesses das grandes corporações de tecnologia

Antonio Cezar Correia Freire, conhecido como Cezinha de Madureira, é um jornalista, radialista e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal. Deputado federal por São Paulo desde 2019

Valéria Linhares nega relação com Cezinha de Madureira mas foi sócia de seu filho em rádio

|

Deputado do PL e advogada são investigados por tráfico de influência em tribunais superiores e ligados a André Mendonça