Buscar
Da Redação

Agência Pública lança seção de crônicas literárias

A seção Crônica de Sábado trará textos de jornalistas e escritores e vai aceitar propostas de colaboração

Da Redação
2 de julho de 2025
16:16
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
Pessoa tatuada escrevendo à mão em um caderno, representando o processo de criação de crônicas literárias
José Cícero/Agência Pública

A Agência Pública lança no próximo sábado (5/7) uma seção dedicada à crônica literária, chamada Crônica de Sábado. Nesse novo espaço, os leitores encontrarão textos autorais sobre fatos cotidianos, assinados por jornalistas de dentro e fora da casa, além de escritores convidados. A coluna aceitará colaborações externas.

A Crônica de Sábado vai oferecer aos leitores da Agência Pública uma experiência de leitura diferenciada, com estilos e histórias diferentes do que se costuma encontrar no site da agência.

“Será o nosso cantinho literário, onde a beleza do texto e a experiência da leitura são as estrelas principais. Aqui, a verdade dos fatos dá lugar à magia das palavras! É a crônica em seu estado puro, em textos inéditos e que podem ter sido escritos em qualquer época”, explica Thiago Domenici, diretor da Agência Pública, chefe da Sucursal de Brasília e editor da Crônica de Sábado.

Na nova seção, convidamos nosso público a parar para apreciar um ótimo texto, conhecer novas perspectivas e autores. Para isso, contamos com a parceria do Instituto Vera Cruz, que é referência na formação de escritores. Uma vez por mês, serão publicadas crônicas de alunos ou ex-alunos do Instituto. Com a parceria, a Pública busca garantir a qualidade da Crônica de Sábado e fazer com que ela se torne um espaço de reputação para novos escritores. Além disso, com apoio do Vera Cruz, a nova seção terá um olhar para cronistas negros e de periferia, abrindo espaço para olhares líricos sobre o cotidiano de diferentes vivências que merecem ser lidos amplamente.

“Para a crônica existir é preciso de escritores e leitores. Essa parceria do Instituto Vera Cruz com a Pública une esses dois pólos numa plataforma atenta para a vida hoje, o que é, por excelência, a matéria da escrita”, diz Roberto Taddei, coordenador da pós-graduação Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz.

A estreia, no dia 5 de julho, será com uma crônica de Ricardo Terto, que além de ser supervisor técnico de podcasts e áudio na Pública, é escritor e cronista com quatro livros publicados: Marmitas Frias (2017, ed. Lamparina Luminosa), Os Dias Antes de Nenhum (2019, ed. Patuá), Quem é essa gente toda aqui? (2021, ed. Todavia) e Brincadeira sem futuro (2024, ed. Todavia).

Como colaborar

Além das crônicas de profissionais da Pública e da comunidade do Instituto Vera Cruz, a seção Crônica de Sábado aceita colaborações externas. Autores interessados podem enviar suas crônicas inéditas e com entre 3500 e 4000 caracteres para o e-mail cronicadesabado@apublica.org. No assunto do e-mail, devem incluir “Crônica para avaliação” e seu nome completo. As submissões serão avaliadas pelo editor da seção, Thiago Domenici. A publicação é remunerada.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Garimpo na Terra Indígena Baú em 2026.

Indígenas Kayapó se colocam em risco para bloquear garimpo ilegal na Terra Indígena Baú

|

Dois meses após operação da PF, número de invasores quadruplicou, dizem órgãos; há suspeita de participação de facções

Fazendas de IA inflam pauta da extrema direita com 255 perfis e mais de mil posts

|

Rede tem 58 milhões de visualizações e amplia alcance de posts pró-família Bolsonaro e ataques ao STF

Colagem com as fotos do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias e do diretor geral da PF, Andrei Rodrigues

Antes de mensagens vazadas, PF pediu sigilosamente para AGU conter Mendonça

|

Documentos indicam que o diretor-geral da PF acionou AGU contra uma ordem do então relator do caso Master

Presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante abertura da assembleia geral da ONU em Nova York em 2025

Escudo das Américas: iniciativa de Trump e de 14 países inclui cartel que não existe

|

O Cartel de Los Soles foi inventado pelo Departamento de Justiça de Trump, que depois voltou atrás

Empresa ligada ao Muralha Paulista é apontada como risco para dados sensíveis em Goiás

|

Órgãos de controle de São Paulo e Goiás questionaram contratos da Paladium para videomonitoramento nas ruas

Lula x Trump: presidentes defendem posições opostas em discursos na ONU

|

Líderes discordam sobre diplomacia, regulação da IA, soberania e guerras

Inauguração da ‘sala Google’ em Teresina, Piauí

“Usem muito Gemini”: Educação vira porta de entrada das Big Techs no Piauí

|

Com investimento de mais de R$ 90 mi, governo de Rafael Fonteles (PT) acelera dependência do ensino às multinacionais

O clã dos Cury

|

Apesar de Augusto Cury se dizer novo na política, o 3º colocado nas pesquisas vem de uma família há décadas no poder

Homem usando camiseta preta com estampa de uma caveira e os dizeres “Delegado Caveira Deputado Federal”, fazendo gestos com as mãos diante de um veículo

Segurança pública é foco de apenas 1 em cada 4 propostas da Bancada da Bala

|

Apesar de seus motes de campanha, deputados abordaram combate a violência em menos de um quarto de suas 2428 proposições