Buscar
Coluna

Violência de gênero virou pauta eleitoral. Mas ainda falta coragem

Feminicídios fizeram a pauta da violência contra mulheres mais difícil de ser evitada pelos candidatos

Coluna
5 de agosto de 2026
12:00

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

No título do seu último livro, a filósofa Judith Butler lança uma pergunta: “Quem tem medo de gênero?”. Butler, que é uma das maiores referências nos estudos de gênero, no feminismo contemporâneo e na teoria queer, fala sobre como o “gênero” se tornou peça central para os discursos conservadores e reacionários, um fantasma com o objetivo de criar pânico moral e conseguir apoio popular a projetos políticos fascistas, autoritários e excludentes. É um livro muito bom que eu indico fortemente, sobretudo para quem não tem familiaridade com o assunto ou nunca leu Butler; é seu primeiro livro não acadêmico.

Diante desta pergunta, a pesquisadora brasileira Sônia Corrêa, coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política, costuma responder com uma provocação: “Quem tem medo de gênero é a esquerda, a extrema direita odeia gênero”. 

Sim, temos evidências disso ao longo da história do país. Do ódio, acho que nem preciso falar aqui. E para provar o medo, temos de cartas assinadas por candidatos se comprometendo a não descriminalizar o aborto a declarações dúbias e escorregadias em debates televisionados e mudanças de planos de governo feitas de última hora para agradar pastores evangélicos. Sobretudo o aborto, mas também questões relacionadas a proteção e avanço nos direitos da comunidade LGBTQ+, são temas que as campanhas eleitorais presidenciais de esquerda e centro esquerda tendem a evitar. Ou, pior, um tema para se “rifar” facilmente.

Esse ano, no entanto, a pauta da violência de gênero se tornou difícil de ser evitada pelos candidatos. O ano começou com feminicídios, tentativas de feminicídios, mutilações, crimes cometidos contra crianças e bebês estampando os jornais – coisas da ordem do horror absoluto. Os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados recentemente, também são assombrosos. Enquanto as mortes violentas seguem em queda contínua há cinco anos, os feminicídios no Brasil bateram recorde em 2025. Foram 1.571 feminicídios ao longo do ano passado. Isso significa 4 mulheres mortas por dia. Também aumentaram os números de tentativas de feminicídio, violência psicológica, descumprimento de medida protetiva, ameaças, stalking, posse ou distribuição de conteúdos de abuso sexual infantil e violência doméstica. Os dados mais recentes do Atlas da Violência também indicam que os registros de violência contra pessoas LGBTQ+ no Brasil seguem crescendo e, apesar de não haver uma pesquisa oficial sobre isso, organizações brasileiras e internacionais apontam o Brasil como o país que mais mata pessoas trans no mundo. 

Ao mesmo tempo em que essa violência cresce, pesquisas têm mostrado que no Brasil e no mundo as mulheres tendem a votar mais em partidos de esquerda e centro-esquerda. Mas tem um detalhe importante: segundo dados do TSE desse ano, as mulheres são 52% do eleitorado brasileiro. Ou seja, nem precisa ser bom em matemática para entender que esses votos são cada vez mais importantes. Michelle Bolsonaro entendeu e fez Flávio entender. O PL entendeu. Lula certamente tem entendido, como mostram ações de governo e falas recentes. 

Entre os candidatos (quase todos homens) propostas para “acabar com a violência contra a mulher” já estão pipocando e devem ter um lugar importante nos debates e planos de governo em 2026. Já não era sem tempo. 

Mas… 

A maioria das propostas até agora têm ido na direção do endurecimento da repressão. 

Flávio Bolsonaro (PL) fala em castração química para estupradores e em defender as mulheres “com força”. Como se o estupro viesse de um desejo incontrolável e biológico e não de uma relação de poder e a subjugação de corpos que são vistos como inferiores, mais fracos, propriedade privada. O candidato fala a partir da visão do macho salvador que protege “com força”.

Romeu Zema, defendendo que a política precisa de mais mulheres, associou a atuação política feminina a uma característica biológica. “A mulher, por natureza, por uma questão biológica, ela pensa no futuro. Porque quando ela engravida, ela vai ter um projeto ali de, no mínimo, 15 anos. E o homem não tem essa visão.” Ao mesmo tempo, o candidato à presidência pelo Novo se posicionou contra o PL da Misoginia, projeto de lei que altera a Lei Antirracismo para incluir os chamados atos de misoginia, definidos como “a prática, a indução ou a incitação de menosprezo ou discriminação contra a mulher, que promova violência, negue sua igualdade de direitos ou ofenda sua dignidade, em razão da condição de mulher”.

Assim como os demais, Lula também tem defendido o aumento da pena para o crime de feminicídio. Recentemente declarou em um evento: “Nós estamos fazendo o Pacto contra o Feminicídio. E vamos endurecer. O cidadão que bater na mulher vai ter que ser punido, vai ter que utilizar tornozeleira e, se a mulher quiser, não vai nem encostar mais nela. E aumentar a pena para quem mata mulher. Não é possível o cidadão trancar a mulher e o filho em casa e tocar fogo, o cidadão dar 66 socos na cara da mulher”. Com relação à pauta do aborto o presidente é ambíguo. Já declarou ser pessoalmente contra a prática, e indicou ao STF Jorge Messias, que se declara “totalmente contra o aborto”. Mas diz que o tema precisa ser tratado como questão de saúde pública pelo Estado e criticou propostas para endurecer penas de mulheres que abortam. O presidente também sancionou a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e iniciou o governo com número recorde de 11 ministras, além de ter criado o Bolsa Família, que é indubitavelmente uma porta de saída para mulheres em situação de violência doméstica. 

Mas a gente precisa de mais.

As principais propostas até agora têm focado em medidas de punição e não de prevenção. Quando um homem é punido, a violência já aconteceu. Enquanto isso, nas escolas, as discussões sobre machismo, LGBTfobia, masculinidades, seguem sendo censuradas. Os influencers redpill e as comunidades incel seguem sendo menosprezadas. Os crimes virtuais seguem num limbo. A pauta do aborto segue chegando à população apenas pela lente do crime ou do pecado. E as discussões sobre questões de gênero seguem “delicadas”, não atravessadas pela pauta antirracista como deveriam e não sendo enfrentadas pelas esquerdas que estão no poder. 

Você consegue imaginar um candidato dizendo em um debate na TV que o Brasil tem que parar de matar pessoas trans? Ou defender que a descriminalização do aborto é uma questão de saúde pública? 

Não basta encarar “as pautas de mulheres” como aquele chefe que no dia 08 de março dá um bombom sonho de valsa com um papel rosa grampeado dizendo “mulher, você é especial”, mas segue pagando menos às funcionárias. É fácil dizer que é contra a violência doméstica. A gente precisa de mais. Falta coragem aos candidatos homens para tratar desta séria discussão. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Imagem de suposto jatinho utilizado por Flávio Bolsonaro em sua fuga do Brasil

Em fuga, Flávio Bolsonaro embarcou da Argentina rumo ao Equador e ainda não chegou aos EUA

|

Órgão argentino registrou entrada do senador às 22h50 de terça (27), de onde teria decolado para os EUA via Guayaquil

Bolsonaristas fogem da Justiça e se espalham por ao menos quatro países

|

Só nos EUA, estão Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo, Allan dos Santos e Alexandre Ramagem

Parlamentares dos EUA cobram Meta por tratamento desigual a Lula

|

Bernie Sanders e 12 deputados questionaram a empresa sobre interferência eleitoral no Brasil

As decisões favoráveis de Mendonça à Hapvida após encontro com executivo na Alemanha

|

Instituto fundado pelo ministro do STF organizou evento que reuniu empresários, lobistas e até advogado de Vorcaro

Com “exército” de Janones, Lula consegue virada inédita e é reeleito presidente

|

Mobilização nas redes sociais ajuda a explicar redução da abstenção e feito sem precedentes

Lula é eleito presidente do Brasil. Pela 4ª vez. Em virada histórica.

|

Petista virou jogo do primeiro turno contra Flávio Bolsonaro apesar da falta de ônibus e confusão no TSE

“Não vi um único ônibus passar”: o dia em que Salvador votou de carona com estranhos

|

Ônibus passavam com “Garagem” no letreiro enquanto eleitores esperavam horas no ponto para votar em Salvador

Com menos ônibus em São Paulo, eleitores demoram mais de 2 horas para votar

|

Pública encontrou pontos lotados na capital; eleitores esperavam ampliação do prazo para votar, que chegou tarde demais

Faltou ônibus em Salvador no 2º turno, oito dias após Câmara dar título a Flávio Bolsonaro

|

Com a frota retida no dia da votação, eleitores ficam a pé e o TRE mandou prender o secretário que está em Paris

Uma sala e 90 empresas: o mapa que liga Flávio Bolsonaro, Willer Tomaz e o careca do INSS

|

Encontramos mais empresas que reforçam ligação entre investigados por corrupção; elo é empresa de contabilidade

Às vésperas do 2º turno, canais no Telegram espalham fake news sobre segurança de urnas

|

Levantamento identificou 60 canais no Telegram, com 891 mil inscritos, que compartilham conteúdos proibidos pelo TSE

Ameaças, perseguição e mortes: indígenas denunciam aumento da violência política

|

No RS, disputa eleitoral em terra indígena deixou três mortos; na Amazônia, garimpeiros ameaçam invadir se Flávio vencer