Buscar
Nota

Semana tem reta final do ano no Congresso, Lula de volta a Brasília e orçamento 2025

15 de dezembro de 2024
18:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

O presidente Lula (PT) deve retomar as atividades em Brasília nesta semana após passar, em São Paulo, por cirurgias de emergência e preventiva para controlar uma hemorragia cerebral.

No Congresso, o esforço concentrado será para liberar os projetos de lei mais urgentes antes do recesso de fim de ano, que tem início na próxima semana. Entre os destaques estão a Lei Orçamentária para 2025, a regulamentação da reforma tributária e o pacote de corte de gastos do governo federal. 

Na Câmara dos Deputados, o presidente Arthur Lira (PP-AL) cancelou a agenda de todas as comissões da Casa a fim de priorizar as votações no plenário. Já no Senado, a Comissão de Educação e Cultura analisará na terça-feira (17) se políticas públicas de cultura contemplam recortes étnico-raciais.

No Supremo Tribunal Federal (STF), a última semana antes do recesso será marcada por audiências sobre o marco temporal e a demarcação de terras indígenas. Na segunda-feira (16), antropólogos apresentarão laudos técnicos do processo demarcatório, enquanto, na quarta (18), representantes indígenas expõem temas de interesse das suas etnias.

Também estão na agenda da semana de 16 a 20 de dezembro:

Direitos Humanos

  • Senado
    • Maria da Penha (CDH, 16/12, 9h): A violência após rompimentos e conflitos envolvendo guarda de filhos são alguns dos pontos de aprimoramentos da Lei Maria da Penha em discussão na comissão. A lei já foi aplicada para proteger 572 mil mulheres entre 2020 e 2022, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
    • Cotas etnicorraciais (CE, 17/12, 10h): A comissão avalia se as políticas públicas culturais, e editais do Ministério da Cultura, incluem recortes étnico-raciais. O debate busca diagnosticar falhas e propor ações ao Executivo para o combate ao racismo.
    • Pessoas desaparecidas (CSP, 17/12, 10h): A comissão analisa o relatório sobre a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, que aponta 82.287 casos em 2023 e desafios na padronização de dados e articulação entre órgãos. O documento sugere ampliar o cadastro nacional e investir na capacitação de agentes.
  • STF
    • Marco temporal (16/12, 14h): Duas sessões temáticas discutirão o marco temporal. Na primeira, antropólogos abordarão laudos de processos demarcatórios. Na segunda, marcada para quarta às 13h, lideranças indígenas terão espaço para expor questões relevantes às suas etnias.

Política

  • Congresso Nacional
    • Lei Orçamentária (CMO, 17/12): A comissão deve apresentar o relatório final do orçamento da União para 2025, estimado em R$ 5,8 trilhões. A proposta, que tramita como PLN 26/2024, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para viabilizar o encerramento do ano legislativo.
  • STF
    • Responsabilidade das redes (18/12): O julgamento retoma após pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso. Na semana passada, o ministro Luiz Fux, relator de uma das ações, votou contra o regime que só permite responsabilizar e punir plataformas caso descumpram decisão judicial, mantendo o placar em 2×0 a favor da responsabilização das redes.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Notas mais recentes

Corrida Eleitoral: sabatinas eleitorais continuam enquanto Congresso volta de recesso


Senado dos EUA aprova Daniel Perez antes de aval do Brasil para vaga de embaixador


Indústria de ultraprocessados tenta impedir combate à obesidade, diz diretor-geral da OMS


Escala 6×1, PEC da Segurança, minerais raros: o que o Congresso pode votar durante eleição


Corrida eleitoral: registro de candidaturas termina nesta semana


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Sob Lula, assassinatos de indígenas sobem 22% em 2025 e superam média da era Bolsonaro

|

Após queda em 2023, número de mortos volta a subir e chega a 258; Marco Temporal é parte do problema, diz Cimi

Corrida por Data Centers gera denúncias de violações trabalhistas em São Paulo

|

Trabalhadores relatam assédio, acidentes e adoecimento. Empresas alegam cumprir lei trabalhista e normas de segurança

Fazer falar os ossos: a rotina de quem procura os desaparecidos da ditadura

|

Mostra no Centro MariAntonia (USP), em São Paulo, expõe o trabalho de peritos na identificação dos mortos na ditadura

“Onde tem malária, tem garimpo”: cinta larga aguardam decisão do STF sobre mineração

|

Julgamento nesta quinta-feira, 13, pode abrir caminho para mineração em terras indígenas entre Rondônia e Mato Grosso

Banco do Nordeste e Itaú financiam R$ 44 milhões para soja em área de conflito no Maranhão

|

Investidora paulista consegue autorizações de desmatamento e sinal verde na Justiça em disputa contra extrativistas
Governador de Goiás Ronaldo Caiado no escritório do Google em Nova York

Candidato à Presidência, Caiado transformou Goiás em laboratório de leis para Big Techs

|

Projetos que interessam ao Google e Amazon avançam em Goiás sem debate, cada um aprovado em menos de 48 horas
Deputado Alfredo Gaspar e senador Flávio Bolsonaro durante evento do PL

Após pressão por uma vice mulher, PL fecha chapa apenas com homens

|

‘Michele está fazendo comida para o marido’, responde Damares Alves sobre ausência de ex-primeira dama

Eleições: legislação não é o suficiente para barrar conteúdos de IA nas redes sociais

|

Decisões do TRE-BA determinam que Meta retire vídeos com IA do Instagram, mas cópias seguem na rede
Foto mostra plataforma de trem da Estação Luz, no centro de SP. Estação integra a linha 12 da CPTM.

As denúncias por trás dos acidentes e da greve de trens em São Paulo

|

Funcionários apontam problemas elétricos em linha que pegou fogo, falta de treinamento e de pessoal