Buscar
Nota

Semana esvaziada por eleições tem marco temporal, Musk e invasão hacker ao CNJ

29 de setembro de 2024
18:00

Na última quinta-feira (26), a rede social X, de Elon Musk, enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), os documentos exigidos para regularizar sua operação no Brasil. Além disso, a plataforma nomeou uma representante legal no país, pagou multas pendentes e cumpriu decisões da Corte, como o bloqueio de nove perfis. A decisão sobre o retorno da rede ao Brasil depende de Moraes, que analisará os documentos antes de emitir um parecer. Ainda não há previsão de quando a plataforma poderá voltar a operar.

Às vésperas das eleições municipais, a Câmara dos Deputados desacelera a tramitação de propostas legislativas, e a previsão é de que as atividades retomem o ritmo na segunda semana de outubro, após o primeiro turno das eleições. No Senado, está prevista a continuidade dos seminários que discutem o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos, com o próximo debate focado no suporte a alunos com deficiência.

No STF, seguem as audiências de conciliação sobre o marco temporal, sem a presença da principal entidade representativa do movimento indígena no país. Além disso, a Corte continua a audiência sobre a invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti são acusados de inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Delgatti é réu confesso, enquanto Zambelli nega participação.

Também estão na agenda da semana de 30 de setembro a 4 de outubro:

DIREITOS HUMANOS

  • Senado
    • Assistência a alunos com deficiências (CE, 30/9, 10h): A audiência pública discutirá a abordagem prevista para alunos com deficiências no novo Plano Nacional de Educação, que terá vigência para os próximos dez anos.

POLÍTICA 

  • STF
    • Depoimento dos réus no caso da invasão ao sistema do CNJ (1/10): Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti são réus no STF por, supostamente, terem invadido sistemas da Justiça brasileira e inserir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes no sistema do CNJ. Na semana passada, Zambelli não compareceu à audiência após ter sido internada por mal-estar. 

ECONOMIA

  • Senado
    • Regulamentação da reforma tributária (CAE, 2/10, 14h): Está prevista a discussão sobre os impactos da reforma tributária focada no consumo, especificamente do projeto aprovado pela Câmara que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Esse tributo unifica impostos e será gerido por estados, municípios e o DF. O Comitê será responsável por administrar, fiscalizar e distribuir os recursos arrecadados.

Para ficar de olho: 

  • O STF convocou para o dia 11/11 uma audiência para discutir a Lei das Bets. O objetivo é esclarecer os impactos das apostas na saúde mental, na economia doméstica e suas consequências sociais.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo e também a cobertura única e urgente que estamos fazendo no especial Clima das Eleições. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Notas mais recentes

Semana esvaziada por eleições tem marco temporal, Musk e invasão hacker ao CNJ


Guarani-Kaiowá recuperam território enquanto ruralistas comemoram indenização milionária


Jornalismo declaratório teria ajudado Marçal junto a eleitores, apontam levantamentos


Grupo de intelectuais pede a Arthur Lira que arquive PL do Estupro


Lobo-guará, tamanduá, capivara: ao fugirem do fogo, animais são mais atropelados no DF


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes