Buscar
Podcast

ChatGPT e as inteligências artificiais – com Diogo Cortiz

Podcast recebe cientista cognitivo para conversar sobre como as novas tecnologias podem afetar nossa sociedade

Ouça agora:

Podcast
14 de abril de 2023
08:00

EP 67 ChatGPT e as inteligências artificiais – com Diogo Cortiz

14 de abril de 2023 · Podcast recebe cientista cognitivo para conversar sobre como as novas tecnologias podem afetar nossa sociedade

0:00

Lançado em 30 de novembro de 2022 para testes públicos, o ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela empresa de tecnologia OpenAI. Em termos simples, o sistema tenta prever em um banco de dados que inclui inúmeros artigos e matérias disponíveis da internet, qual é a probabilidade de uma palavra vir após a outra. Esse banco de dados é limitado a eventos até setembro de 2021, mas existem extensões que permitem que a ferramenta faça buscas pela internet. Por ser capaz de entender e responder tarefas em linguagem natural, além de gerar e melhorar códigos de programação, o ChatGPT impressionou muita gente e virou a tecnologia que mais rapidamente chegou aos 100 milhões de usuários na história da humanidade. Isso disparou uma corrida entre as chamadas Big Techs que começaram a correr para tentar lançar o quanto antes suas próprias versões, e a partir daí surgiram inúmeros debates. Será que essas tecnologias estavam prontas para ir à público? Será que nós estamos prontos para elas? Tentando entender as implicações econômicas, sociais e culturais que ainda não conseguimos medir, o Pauta 67 conversa com o cientista cognitivo Diogo Cortiz para uma conversa 100% humana sobre esse assunto que deverá afetar todas as áreas da nossa vida.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes