Buscar
Podcast

ChatGPT e as inteligências artificiais – com Diogo Cortiz

Podcast recebe cientista cognitivo para conversar sobre como as novas tecnologias podem afetar nossa sociedade

Ouça agora:

Podcast
14 de abril de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 67 ChatGPT e as inteligências artificiais – com Diogo Cortiz

14 de abril de 2023 · Podcast recebe cientista cognitivo para conversar sobre como as novas tecnologias podem afetar nossa sociedade

0:00

Lançado em 30 de novembro de 2022 para testes públicos, o ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela empresa de tecnologia OpenAI. Em termos simples, o sistema tenta prever em um banco de dados que inclui inúmeros artigos e matérias disponíveis da internet, qual é a probabilidade de uma palavra vir após a outra. Esse banco de dados é limitado a eventos até setembro de 2021, mas existem extensões que permitem que a ferramenta faça buscas pela internet. Por ser capaz de entender e responder tarefas em linguagem natural, além de gerar e melhorar códigos de programação, o ChatGPT impressionou muita gente e virou a tecnologia que mais rapidamente chegou aos 100 milhões de usuários na história da humanidade. Isso disparou uma corrida entre as chamadas Big Techs que começaram a correr para tentar lançar o quanto antes suas próprias versões, e a partir daí surgiram inúmeros debates. Será que essas tecnologias estavam prontas para ir à público? Será que nós estamos prontos para elas? Tentando entender as implicações econômicas, sociais e culturais que ainda não conseguimos medir, o Pauta 67 conversa com o cientista cognitivo Diogo Cortiz para uma conversa 100% humana sobre esse assunto que deverá afetar todas as áreas da nossa vida.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes