Buscar
Podcast

Dos incels aos red pills: as redes de misoginia – com Marie Declercq

Podcast recebe jornalista para falar sobre como grupos de ódio vêm atraindo jovens na internet

Ouça agora:

Podcast
7 de abril de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 66 Dos incels aos red pills: as redes de misoginia – com Marie Declercq

7 de abril de 2023 · Podcast recebe jornalista para falar sobre como grupos de ódio vêm atraindo jovens na internet

0:00

“Tudo o que eu tenho a te oferecer é a verdade e nada mais que isso.” Em uma cena chave do filme Matrix (1999) essa é a frase dita pelo personagem Morpheus no exato momento em que oferece a Neo a escolha entre uma pílula azul, que significaria um retorno a uma vida ilusória, e a uma pílula vermelha, que o levaria a entender a natureza de sua realidade. Apesar de trazer alegorias filosóficas e debates interessantes sobre o capitalismo, tecnologia e identidade, essa cena, que inclusive é dirigida por duas mulheres trans, Lilly e Lana Wachowski, anos mais tarde acabou sendo capturada por fóruns misóginos e ganhando um novo sentido que se liga muitas vezes à extrema-direita. Os chamados Red Pills são um dos muitos grupos que compõem uma rede denominada por especialistas como “Machosfera”. Esses grupos, que se ligam a diversas subculturas digitais e que têm em comum a presença de discursos de ódio às mulheres, se tornaram uma espécie de abrigo para diversos jovens que neles passam a ter contato com ideias neonazistas e fascistas. Como explicar esse fenômeno, sem cair em respostas rasas e generalizações? Há pessoas que estão há anos estudando e apurando esse assunto e que nos ajudam a entender como chegamos a esse ponto. É o caso da nossa convidada, a jornalista Marie Declercq, que conta nesse episódio de maneira didática, o que são muitos dos termos utilizados por esses grupos, como eles foram evoluindo desde os primeiros chats, passando por fóruns da Deepweb, até perfis em redes sociais e de vídeo, além de refletir sobre o que pode estar por trás do apelo que esses discursos têm e o despreparo da mídia em abordar esse assunto.

Esse programa foi gravado antes do atentado na creche em Blumenau, ocorrido no último dia 05 e não relaciona este atentado aos grupos comentados nessa entrevista. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes