Buscar
Podcast

Incompatível com a vida – com Eliza Capai

Podcast recebe diretora que acaba de lançar documentário que aborda aborto, luto e vida em relatos íntimos

Ouça agora:

Podcast
5 de maio de 2023
08:00

EP 70 Incompatível com a vida – com Eliza Capai

5 de maio de 2023 · Podcast recebe diretora que acaba de lançar documentário que aborda aborto, luto e vida em relatos íntimos

0:00

Na semana passada, durante uma audiência pública do Ministério dos Direitos Humanos, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) tentou entregar a réplica de um feto humano para o ministro Silvio Almeida, que recusou o objeto e repreendeu duramente o senador. Esse evento é um dos muitos que evidenciam o quão frágil está essa discussão no Brasil, que é abafada por moralismos e performances políticas em vez de ser discutida como questão de saúde pública e com a importância que merece. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Aborto, realizada pela UnB em 2016, aos 40 anos, 1 em cada 5 mulheres no Brasil já fez um aborto. Enquanto o debate público avança muito lentamente – quando não retrocede – na arte é possível trazer um olhar mais humano, pessoal e profundo sobre o assunto. É isso que a convidada do episódio 70 do Pauta Pública, a diretora Eliza Capai, faz em seu documentário “Incompatível com a vida”. A partir de um corajoso relato pessoal, Eliza, que teve uma gravidez desejada interrompida, traça sua jornada emocional pelo luto, enquanto traz o relato de outras mulheres que passaram pela mesma situação e, ao mesmo tempo em que lidaram com a dor da perda, tiveram seu drama intensificado pelo despreparo do poder público e por julgamentos sociais.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes