Buscar
Podcast

Incompatível com a vida – com Eliza Capai

Podcast recebe diretora que acaba de lançar documentário que aborda aborto, luto e vida em relatos íntimos

Ouça agora:

Podcast
5 de maio de 2023
08:00

EP 70 Incompatível com a vida – com Eliza Capai

5 de maio de 2023 · Podcast recebe diretora que acaba de lançar documentário que aborda aborto, luto e vida em relatos íntimos

0:00

Na semana passada, durante uma audiência pública do Ministério dos Direitos Humanos, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) tentou entregar a réplica de um feto humano para o ministro Silvio Almeida, que recusou o objeto e repreendeu duramente o senador. Esse evento é um dos muitos que evidenciam o quão frágil está essa discussão no Brasil, que é abafada por moralismos e performances políticas em vez de ser discutida como questão de saúde pública e com a importância que merece. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Aborto, realizada pela UnB em 2016, aos 40 anos, 1 em cada 5 mulheres no Brasil já fez um aborto. Enquanto o debate público avança muito lentamente – quando não retrocede – na arte é possível trazer um olhar mais humano, pessoal e profundo sobre o assunto. É isso que a convidada do episódio 70 do Pauta Pública, a diretora Eliza Capai, faz em seu documentário “Incompatível com a vida”. A partir de um corajoso relato pessoal, Eliza, que teve uma gravidez desejada interrompida, traça sua jornada emocional pelo luto, enquanto traz o relato de outras mulheres que passaram pela mesma situação e, ao mesmo tempo em que lidaram com a dor da perda, tiveram seu drama intensificado pelo despreparo do poder público e por julgamentos sociais.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes