Buscar
Podcast

Pessoas trans no Brasil, orgulho e resistência

Podcast recebe autor e educador para conversa sobre caminhos e lutas das pessoas trans no país

Ouça agora:

Podcast
16 de junho de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 76 Pessoas trans no Brasil, orgulho e resistência

Podcast recebe autor e educador para conversa sobre caminhos e lutas das pessoas trans no país

0:00

Reimaginar o Brasil é também pensar a construção de uma sociedade que inclua as diversas formas de expressão, identidade e sexualidade – as diferentes formas de existência. Quando falamos em especial da situação de pessoas trans em nosso país, os dados mostram o quão urgente é a garantia de direitos, além de uma transformação cultural onde a violência não seja mais tolerada e nem relativizada. Enquanto a média da expectativa de vida no Brasil é de 75,5 anos (IBGE), a expectativa de vida de pessoas brasileiras transsexuais é de apenas 35 anos, segundo dados do Dossiê da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), publicado em 2023.

Com baixa representação no mercado de trabalho e pouco acesso a políticas públicas especializadas, a vulnerabilidade social e o preconceito resultam em uma realidade marcada por violências e marginalização para essa população. Mas, apesar das desigualdades, o movimento de pessoas trans reivindicando espaços e direitos persiste, cada vez mais forte – alcançando inclusive representações no poder legislativo, com destaque para as deputadas Erika Hilton e Duda Salabert, por exemplo.

No Pauta Pública 76, Andrea Dip e Clarissa Levy conversam com o professor, pesquisador e transativista Bruno Santana, uma das pessoas que está na linha de frente dessa luta. Bruno é licenciado em Educação Física pela (UEFS), Pós-Graduado em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela (UNILAB), além de ser um dos autores de Transmasculinidades Negras – Narrativas Plurais em Primeira Pessoa, publicado pelo Ciclo Contínuo Editorial.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes