Buscar
Podcast

O caso das joias: como tudo começou – com Adriana Fernandes e André Borges

No podcast, jornalistas contam bastidores da investigação que revelou o escândalo das joias

Ouça agora:

Podcast
25 de agosto de 2023
08:00

EP 86 O caso das joias: como tudo começou – com Adriana Fernandes e André Borges

25 de agosto de 2023 · No podcast, jornalistas contam bastidores da investigação que revelou o escândalo das joias

0:00

“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto”. Esses versos bíblicos são a inspiração para a operação Lucas 12:2 feita pela Polícia Federal que investiga um suposto esquema de venda ilegal de joias a mando do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

Mas essas descobertas e outras que vierem por aí começaram a surgir a partir de uma série de reportagens investigativas feita por dois jornalistas: Adriana Fernandes e André Borges, convidados do novo episódio do Pauta Pública. No programa, contam bastidores e comentam a repercussão do que foi descoberto desde a primeira publicação. 

A primeira reportagem da dupla, lançada em março deste ano no Estadão, conta como o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente para o país um kit de joias, com um colar de diamantes, dado pela Arábia Saudita, estimado no valor de 16,5 milhões de reais.

As joias estavam na mochila do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e foram confiscadas porque, pela lei, qualquer bem que entre no Brasil cujo valor seja maior do que mil dólares deve ser declarado ao fisco. Essa revelação foi a ponta – banhada a ouro – desse iceberg que ainda ninguém sabe a profundidade.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes