Buscar
Podcast

A polícia sem controle – com Almir Felitte

Autor fala sobre a história da polícia no Brasil e a necessidade de mecanismos de controle das forças de segurança

Ouça agora:

Podcast
1 de setembro de 2023
08:00

EP 87 A polícia sem controle – com Almir Felitte

1 de setembro de 2023 · Autor fala sobre a história da polícia no Brasil e a necessidade de mecanismos de controle das forças de segurança

0:00

No episódio 84, o Pauta Pública repercutiu a sequência de chacinas e operações policiais com alto grau de letalidade entre o final de julho e o começo de agosto. Novas informações foram chegando, uma delas apresentada na reportagem de José Cícero, disponível no site da Agência Pública, que mostra a declaração de óbito de Vinicius de Souza Silva, um jovem morto na Operação Escudo, na baixada santista. O documento coloca em cheque a versão da polícia e pode indicar execução. Enquanto isso, no Guarujá, o encanador Willians dos Santos Santana foi morto por policiais dentro do barraco em que morava, com diversas marcas de tortura, inclusive unhas arrancadas, tática que remete à ditadura militar. 

Tamanha violência intensifica o debate sobre o papel histórico das forças de segurança no Brasil, mas para além desses casos, existem as questões problemáticas do avanço da polícia atuando como uma força autônoma, e do aumento do número de policiais militares ingressando na carreira política. 

Hoje o Pauta traz uma conversa com o Mestre em Direito Almir Felitte sobre a origem e os caminhos que levaram as forças de segurança a chegarem a esse ponto crítico, e sobre o que está em jogo quando as polícias parecem cada vez menos subordinadas e controladas, e cada vez mais politizadas. 

Almir atua academicamente em temas como a sociologia do direito, instituições policiais, direitos humanos e militarismo. Ele também lançou neste ano de 2023 o livro A História da polícia no Brasil: Estado de exceção permamente?, pela editora Autonomia Literária. A obra tenta compilar e contextualizar a história das polícias no país, analisando desde as polícias garantidoras dos interesses escravagistas até os tempos atuais, com a problemática da guerra às drogas e o superencarceramento.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes