Buscar
Podcast

Trabalhadores do fim do mundo, uni-vos!

Podcast reflete sobre o que acontece quando a crise do trabalho encontra a crise climática

Ouça agora:

Podcast
1 de maio de 2025
06:00

EP 25 Trabalhadores do fim do mundo, uni-vos!

Podcast reflete sobre o que acontece quando a crise do trabalho encontra a crise climática

0:00

Como que a gente vai trabalhar nesse fim do mundo?

O debate para a mudança da jornada de trabalho do tradicional 6×1 para o 4×3 está muito focado na melhoria das condições trabalhistas e nos impactos que isso pode trazer para a produtividade (alerta de spoiler: ela melhora!). Neste episódio do Bom Dia, Fim do Mundo, a gente mostra que os benefícios vão muito além e podem ajudar até mesmo no combate à crise climática, já que a redução do número de dias trabalhados na semana leva à uma diminuição do consumo de energia. Mas será que já estamos começando a falar a sério sobre as necessárias adaptações no ambiente de trabalho para lidar com uma realidade de calor extremo? Neste episódio, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto conversam sobre o que acontece quando a crise do trabalho encontra a crise climática.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #25Trabalhadores do fim do mundo, uni-vos! com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

  • Relatório de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o impacto do estresse térmico sobre a produtividade;
  • Relatório de 2024 da OIT sobre as implicações do estresse térmico na segurança e na saúde do trabalhador
  • Reportagem da Pública sobre o impacto da mudança de jornada 6×1 para 4×3 no meio ambiente;
  • Reportagem do Grist sobre as mudanças na comunidade de pescadores no Pará.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes