Buscar
Reportagem

Na manhã do 7 de setembro, críticas a Bolsonaro dominam trending topics no Twitter

Dentre os dez tópicos mais populares na plataforma, três eram de oposição ao presidente

Reportagem
7 de setembro de 2022
12:35
Este artigo tem mais de 3 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
Pessoas erguem a bandeira do Brasil e usam a bandeira do PT, na frente alguns fazem o ''L'' de Lula.
Ricardo Stuckert/Reprodução Twitter

A manhã do 7 de setembro começou com revés para Jair Bolsonaro no Twitter: dentre as 10 hashtags que estiveram nos trending topics na plataforma até as 11h, três eram de oposição ao presidente e nenhuma favorável. E mais: a principal dentre elas era de apoio explícito ao principal rival de Bolsonaro nas eleições, Lula.

A expressão “Com Lula Pelo Brasil” passou de 40 mil tweets na manhã desta quarta. Foi liderada pelo Tesoureiros, perfil de oposição com tom humorístico. A conta subiu a tag antes dos eventos começarem, o que deu mais visibilidade para os tweets. Apenas um tweet do perfil teve mais de 1,3 mil compartilhamentos, foi o mais compartilhado.

Reprodução de tweet do perfil Tesoureiro.

O próprio ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva utilizou a expressão em seu perfil. Segundo a Agência Pública apurou, um tweet da conta oficial de Lula foi o terceiro tweet mais compartilhado a usar a expressão, com mais de 1,1 mil compartilhamentos.

Além da expressão “Com Lula pelo Brasil”, a hashtag #BolsonaroMente e a expressão “Jair é desordem e regresso” estiveram no topo no Twitter na manhã desta quarta.

A estratégia da oposição foi começar cedo: compartilhar críticas ao presidente desde o início da manhã, antes mesmo do início do desfile oficial da Independência em Brasília. O conteúdo do perfil Tesoureiros foi compartilhado às 6h40.

A exemplo do Tesoureiros, o perfil Desmentindo Bolsonaro — também de oposição ao presidente — puxou a expressão “Jair é desordem e regresso” na noite do dia 6, com um vídeo compilando momentos apontados como prejudiciais de Bolsonaro durante seu mandato, como por exemplo ele imitando doentes de COVID-19 sem ar. O vídeo ironizava com o chamado “Assista essa linda mensagem do presidente Bolsonaro pro 7 de Setembro”.

Reprodução de tweet do perfil Desmentindo Bolsonaro.

Trending Topics no Twitter às 11h 

1 — #7desetembro — 30,4 mil Tweets

2 — COM LULA PELO BRASIL — 40 mil Tweets

3 — Independência — 192 mil Tweets

4 — Tuchel— 68,6 mil Tweets

5 — #TVBrasilno7 — 2.165 Tweets

6 — Viva o Brasil — 10,1 mil Tweets

7 — #BolsonaroMente — 4.985 Tweets

8 — Dom Pedro — 9.634 Tweets

9 — JAIR É DESORDEM E REGRESSO — 11,5 mil Tweets

10 — Brasília — 189 mil Tweets

Hashtag #7desetembro mistura elogios e críticas a Bolsonaro

Depois das 10h, a expressão “Com Lula pelo Brasil” perdeu o posto de 1ª no trending e foi ultrapassada pela hashtag #7desetembro. Contudo, segundo a Pública apurou, a hashtag reúne tanto conteúdos a favor, como contrários a Bolsonaro. A estratégia de “capturar” hashtags em alta para direcionar o debate para um lado, comum em ações ativistas, é chamada de Hashtag Hijacking, ou sequestro de hashtags.

Dentre os conteúdos mais populares estavam postagens de perfis bolsonaristas, como o “Te Atualizei” e do ministro das Comunicações Fábio Faria, mas também do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e de veículos jornalistas que cobriram o Grito dos Excluídos, manifestações populares organizadas por movimentos sociais.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 226 Michelle Bolsonaro e o voto das mulheres conservadoras – com Jacqueline Teixeira

Antropóloga Jacqueline Teixeira analisa a atuação das mulheres conservadoras na política

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Flávio Bolsonaro chora em conveção do PL

As lágrimas de Flávio Bolsonaro e o aceno eleitoral do filho de Jair às mulheres

|

Com menos apoio no eleitorado feminino que Lula, Flávio destaca esposa em meio a tensões com Michelle

Letalidade policial na Baixada Fluminense dispara em 2025, mesmo com queda nas operações

|

Região com 13 municípios foi alvo de 5.298 operações policiais em cinco anos, segundo pesquisa; 282 pessoas foram mortas
Viatura da Polícia Militar da Bahia está parada em via pública.

As duas faces das mortes violentas no Brasil: feminicídios e ações policiais

|

Uma em cada seis mortes violentas foram causadas por policiais; Nordeste concentra as 10 cidades com maiores índices

Tarifaço: Como a medida de Trump divide trabalhadores e empresários do setor de calçados

|

Sindicatos contestam pessimismo de entidades patronais, mas dados mostram desafios que ultrapassam Estados Unidos

Jornalistas e imprensa sofreram 204 ataques em 2025, aponta relatório da Abraji

|

Tipo mais comum de ataques foram insultos verbais, escritos e digitais, seguidos por agressões físicas
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante missa em homenagem à padroeira do Brasil

Por que a imagem de Jair Bolsonaro com evangélicos não cola em Flávio

|

Católico, Jair conseguiu ser visto como enviado de Deus, mas o filho sofre resistência dos evangélicos

Ludopatia: O longo caminho da ajuda na visão de quem lida profissionalmente com as bets

|

Como saber quando o jogo é um problema, o desafio do tratamento e o influenciador que divulgou (e se viciou) em bets