Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Reportagem

Audiência Pública em Natal não resolve problema dos atropelados pela Copa

E mini doc produzido por alunos da UFRN conta a história dos moradores que podem ser despejados a qualquer momento

Reportagem
3 de julho de 2012
09:00
Este artigo tem mais de 11 ano

Representantes da Prefeitura de Natal, associações populares e moradores se reuniram na sexta-feira (22) em uma audiência pública proposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), para apresentar e discutir soluções alternativas para o projeto de mobilidade urbana para a Copa de 2014. A ideia era estimular o diálogo entre moradores que estão sendo despejados de suas casas e o município mas, desde o início da audiência, ficou claro que os representantes do poder público não queriam conversar.

O espaço só foi aberto após protestos da comunidade e nenhuma decisão foi tomada depois de cinco horas de audiência. O laudo técnico sobre os pontos negativos das obras,que seria apresentado pelo MP-RN, também não foi divulgado, sem qualquer explicação.

A titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e infra-estrutura (Semopi), Teresa Cristina Vieira Pires, disse que a viabilidade dos projetos será discutida em uma nova reunião, ainda sem data definida.

Antônio Fernandes, 65, um dos moradores que serão despejados, estava sentado na quarta fila do auditório durante a audiência. Na entrada, ganhou uma pasta com o regimento do encontro, papel e caneta mas não conseguiu espaço para falar. Não ficou satisfeito,disse, depois da audiência: “Apesar de importante, eu não estou achando correto porque não estamos tendo uma resposta definitiva sobre o assunto. Eles tratam de outros temas,mas [sobre] os problemas de desapropriação a gente não está tendo nenhuma resposta. Eu achei que essa reunião ia trazer alguma resposta para nós, mas estamos do mesmo jeito que estávamos”.

Hélio Miguel, do Comitê Popular da Copa, também acredita que as principais questões de interesse dos futuros desalojados continuaram sem resposta: “O plano de reassentamento ainda não foi apresentado, apesar da prefeitura afirmar que já existe.” Disse.

Desde o dia 25 de maio, todas as obras de mobilidade urbana visando a Copa do Mundo de 2014, inclusive as desapropriações de imóveis residenciais e comerciais, estão suspensas até o fim do processo de análise e discussão dos projetos.

Veja o minidoc feito pelos alunos de comunicação da UFRN, especialmente para o Copa Pública, que conta a história de pessoas que serão desalojadas para a implementação destes projetos:

 

O blog Copa Pública é uma experiência de jornalismo cidadão que mostra como a população brasileira tem sido afetada pelos preparativos para a Copa de 2014 – e como está se organizando para não ficar de fora.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes