AGÊNCIA DE REPORTAGEM E JORNALISMO INVESTIGATIVO

Baixe de graça o e-book ‘Truco – 2º turno!’

Reunimos todas as checagens do que Aécio Neves e Dilma Rousseff disseram na campanha eleitoral da TV

capatruco2oturno

Numa das campanhas mais acirradas da redemocratização do país, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) falaram muito na campanha de TV – e várias vezes dispararam afirmações duvidosas, fizeram promessas mal explicadas, deixaram de contextualizar dados ou dispararam ataques sem embasamento. A equipe da Pública ficou de olho nisso e checou as principais informações divulgadas no horário eleitoral gratuito pelos dois candidatos. O resultado desse trabalho está no e-book Truco – 2º turno!, disponível gratuitamente para download nos links abaixo.

Quando possível, pedimos o Truco!, isto é, desafiamos publicamente as campanhas para que explicassem promessas ou números questionáveis. Nos outros casos, para cada frase dita pelos presidenciáveis foi dada uma carta, de acordo com o que encontramos na nossa apuração: Blefe, para uma informação falsa; Não é bem assim, para uma informação exagerada, distorcida ou discutível; Tá certo, mas peraí, para uma informação correta, mas que merece ser contextualizada; Candidato em Crise, quando havia uma contradição com algo dito anteriormente; e Carta Marcada, quando a mesma afirmação questionável já tinha sido usada no 1º turno. Se achamos as propostas perigosas para a democracia e os direitos humanos, carimbamos um Que medo! e explicamos o porquê.

No e-book também foram incluídas as reportagens sobre Aécio e Dilma da série Cartas na Mesa, integrante do projeto Truco. As matérias mostraram a população negativamente afetada por ações, projetos e propostas dos dois candidatos.

Os links para download do e-book Truco – 2º turno são os seguintes:

PDF: http://goo.gl/R0UB2v

EPUB: http://goo.gl/jn2PNm – Compatível com a maioria dos e-readers, incluindo o Kobo, da Livraria Cultura, e os aplicativos iBooks (iPad, iPhone e Mac), da Apple, e Google Play Livros (Android).

MOBI: http://goo.gl/iHfA6X – Compatível com Kindle, da Amazon (e-readers e aplicativo).

E se quiser ler o que os 11 candidatos a presidente disseram no 1º turno, é só baixar o primeiro livro do projeto nos links a seguir:

PDF: http://goo.gl/GmIzZz;

EPUB: http://goo.gl/AGGZpr;

e MOBI: http://goo.gl/5OESlO.

 

Tags: , , , ,

Comentários

Opte por Disqus ou Facebook

Supremas relações 4

| por | 18 de setembro de 2017

Processo trabalhista revela acesso à cúpula do Judiciário em troca de patrocínio de eventos de site jurídico. Gilmar Mendes tem conversa exposta em que trata sobre projetos de seu IDP

Destrinchando a maconha paraguaia 10

| por | 21 de agosto de 2017

Nosso repórter passou 15 dias em uma plantação ilegal de maconha no Paraguai; miséria e corrupção marcam o cotidiano de um “Estado paralelo”, longe das agências policiais e facções criminosas

Onde está o busto de Lamarca? 15

| por | 4 de setembro de 2017

O ato final do ex-secretário de Meio Ambiente paulista foi sumir com uma estátua do guerrilheiro no Vale do Ribeira, esbravejando contra “herói ideológico”. Reavivou uma memória incômoda, que inclui bombardeios de napalm pela ditadura