Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

Sob o cerco da soja

1 de outubro de 2019

Sob o cerco da soja

1 de outubro de 2019

No planalto santareno, demarcação de áreas indígenas e quilombolas se arrasta por décadas, o que vem aumentando as tensões com fazendeiros da região

Na região do planalto santareno, zona rural de Santarém (PA), comunidades indígenas e quilombolas lutam pela demarcação de suas terras enquanto as plantações de soja e milho corroem o restante de mata nativa que resta na região e a demarcação das terras caminha a passos lentos. Além das lavouras de grãos, as comunidades temem que dois complexos portuários tragam mais impactos negativos à região. Enquanto isso, os conflitos seguem em alta, tendo sido testemunhados in loco por uma comitiva de delegados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos em novembro de 2018.

Reportagem: Ciro Barros e José Cícero da Silva
Imagens e edição: José Cícero da Silva
Arte: Julio Falas
Trilha sonora: Jingle Punks
Coordenação e edição: Marina Amaral e Thiago Domenici

A reportagem é parte do projeto da Agência Pública chamado Amazônia sem Lei, que investiga violência relacionada à regularização fundiária, à demarcação de terras e à reforma agrária na Amazônia Legal. O especial também faz a cobertura dos conflitos no Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro.