Buscar

Entre mais de 90 pautas de repórteres de todo o Brasil, a Pública e o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração selecionaram as quatro propostas vencedoras das Microbolsas

Da Redação
28 de agosto de 2020
12:00
Este artigo tem mais de 3 ano

Em julho, a Agência Pública lançou em parceria com o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração a 12ª edição das Microbolsas. Desta vez, convocamos repórteres a propor pautas sobre a mineração no Brasil, seus impactos e consequências. Recebemos mais de 90 inscrições de jornalistas espalhados por 18 estados e do Distrito Federal.

Analisamos cuidadosamente todas essas propostas, que buscam investigar diferentes aspectos da mineração, atividade que provoca sérios impactos no meio ambiente e na vida dos brasileiros mais vulneráveis desde o período colonial. A Pública e o Comitê selecionaram quatro pautas para receber as bolsas de R$ 7 mil. Além disso, os repórteres vão produzir suas matérias sobre mineração com a mentoria e edição da Pública. As reportagens serão publicadas aqui no site nos próximos meses.

Conheça os vencedores:

  • Caio de Freitas Paes é repórter, cobre temas ligados a conflitos socioambientais e Direitos Humanos. Seu trabalho é focado histórias sobre disputas de terra, mineração, questões indígenas, entre outros.
  • Dyepeson Martins é jornalista formado pela UNIFAP e mestrando em jornalismo pela UEPG. Tem experiência nas áreas de TV, rádio e web. Atuou em veículos como G1, Rede Amazônica (afiliada da Rede Globo) e CBN, em reportagens locais e nacionais. Também escreve para o Aeka – site de jornalismo investigativo. Vai fazer a reportagem para as Microbolsas em parceria com Abinoan Santiago, doutorando em Sociologia e Ciência Política e mestre em Jornalismo. Atualmente escreve hard news para o portal UOL. Foi repórter e editor do G1, atuando em temas de meio ambiente, economia e política no Amapá. Também escreve para o Aeka – site de jornalismo investigativo. 
  • Nádia dos Santos da Conceição é jornalista, graduada em Produção em Comunicação e Cultura, mestra e doutora em Cultura de Sociedade, ambos pela UFBA. Além da experiência acadêmica, trabalhou em redações de jornais, impresso e online, em assessoria de imprensa e de comunicação. Foi editora da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura, projeto de extensão em Jornalismo Científico da Facom/UFBA. Desde 2016 estuda comunidades próximas à barragem de rejeitos em Jacobina, na Bahia. Vai produzir a reportagem com Edvan Lessa, jornalista (UFBA), mestre em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp), com dissertação sobre conflitos pela água na Bahia. Em 2014, narrou conflitos envolvendo mineração em Caetité-BA. Vencedor do concurso de bolsas de reportagem com o tema aborto, do Instituto Patrícia Galvão (2018); do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2015), na categoria internet; finalista do 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental (2014) e finalista Norte/Nordeste do ExxonMobil (Esso) 2015.
  • Sullivan Silva é jornalista de formação, foi repórter da rádio CBN Vitória e nos jornais A Gazeta e NA, no Espírito Santo. Cobriu a Greve da Polícia Militar no Espírito Santo,em fevereiro de 2017. Acompanhou as consequências da greve nos meses seguintes para a produção de duas reportagens: “Greve da PM seis meses depois” e “Greve da PM um ano depois”. As reportagens evidenciaram o drama das famílias de pessoas assassinadas na época, a maioria jovens moradores da periferia e negros. Como repórter Multimídia produziu outras reportagens de denúncia, como a venda de dióxido de cloro para cura do autismo. Sullivan descobriu que moradores de Grande Vitória vendiam a solução tida como milagrosa pela internet, em grupos e perfis que até questionava a eficácia de vacinas. Após a publicação da reportagem, os responsáveis foram chamados para prestar esclarecimentos, na comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Entre outros trabalhos, estão matérias sobre economia criativa, o aumento da comunidade evangélica no Espírito Santo, o avanço do HIV entre jovens, e uma Série de Podcats sobre os criminosos que aterrorizaram os capixabas. Atua também na área cultural e de eventos na produtora Caju Produções, como produtor executivo do Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema) e Mostra de Sustentabilidade e Criatividade Urbana de Vitória (MoV.Cidade).

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes