Buscar
Coluna

No porão das marcas reluzentes

Entre as empresas que colaboraram com a repressão, a Folha de S. Paulo é destaque

Coluna
8 de julho de 2023
06:00
Este artigo tem mais de 3 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a Newsletter da Pública, enviada sempre às sextas-feiras, 8h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui. 

Foi o assunto da semana como queriam os marqueteiros da Volks. De posts emocionados a indignados, a ressurreição de Elis Regina ao lado da filha, Maria Rita, ao som da música de Belchior, tomou as redes, onde se debateu do deep fake à ética da família de Elis, como registrou o Núcleo. Alguns, como eu, estranharam sobretudo a escolha da música de Belchior – expressão da angústia de uma geração de brasileiros derrotada pela ditadura –, que vai no sentido oposto à nostalgia evocada pelo vídeo. 

Soou quase como escárnio, tendo em vista a conhecida ligação da Volkswagen com os porões da ditadura militar, de tal modo documentada que a empresa firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho, comprometendo-se a pagar cerca de R$ 36 milhões a vítimas e seus familiares na ditadura.

Mas, como tudo que se refere aos crimes cometidos durante esse período, não houve condenação da empresa na Justiça. Parte dos recursos devidos pela Volks foi destinada a projetos de pesquisa pela memória e verdade. Entre eles, o projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a ditadura”, coordenado por Edson Teles, do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (Caaf) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com participação de pesquisadores de 55 universidades. 

A partir desse trabalho sobre dez empresas, listadas pelo Ministério Público, a Agência Pública produziu reportagens investigativas que trouxeram à luz a colaboração direta com a ditadura, não apenas das estatais, mas de empresas privadas, muito conhecidas dos consumidores brasileiros como Arroz Tio João, Fiat, Aracruz Celulose. 

Em alguns casos, a ligação das empresas com a ditadura já era conhecida, mas os pesquisadores reuniram documentação, fizeram entrevistas e tomaram depoimentos que detalham a natureza dessa cooperação, o que é essencial para que o país conheça sua história e as empresas assumam a responsabilidade diante da sociedade pelas atitudes tomadas, quase sempre clandestinas.

Nesta segunda-feira passada, a última reportagem da série trouxe novos personagens, documentos e depoimentos que trazem novas dimensões da ligação de um dos maiores jornais do país, a Folha de S.Paulo, com o aparelho repressivo da ditadura. A colaboração já havia sido revelada em 2004 pela pesquisadora Beatriz Kushnir, a primeira a mostrar, por exemplo, que as peruas do jornal eram utilizadas pela Oban – Operação Bandeirantes –, que prendeu ilegalmente, torturou e matou militantes políticos, inclusive jornalistas da própria Folha, com ajuda da empresa. 

Entre as novidades, está o depoimento do ex-agente de informações do Doi-Codi Marival Chaves do Canto, que afirmou que a direção do jornal tinha ciência de que as peruas eram usadas também como cobertura em emboscadas contra militantes políticos, o que a Folha sempre negou – e continua negando. A contratação de policiais da repressão pelo jornal – pelo menos 11 – também ganhou novos contornos com a revelação de que o delegado Sérgio Fleury, conhecido como um dos piores torturadores e assassinos dos porões da ditadura, fazia parte da equipe de segurança do jornal.

Além de analisar os documentos reunidos pelos pesquisadores e entrevistar testemunhas e vítimas, o repórter Vasconcelo Quadros, o nosso Vasco, também teve acesso a documentos encontrados no Arquivo Nacional que mostram contribuições de Octavio Frias de Oliveira ao Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), entidade criada para conspirar contra o governo democrático de João Goulart. 

Na semana passada, nosso repórter ligou para o jornal para informar sobre a reportagem e pedir a posição da empresa. A Folha enviou uma resposta protocolar e no domingo publicou discretamente, na edição impressa do jornal, uma matéria antecipando que a pesquisa da Unifesp seria publicada. Não avançou nenhum passo nas justificativas que vem colecionando desde 2004 – tanto é que a reportagem se vale de um texto escrito em 2005 sobre a participação do jornal na ditadura.

É lamentável que uma empresa de jornalismo, que vive a cobrar comportamentos éticos de governos e políticos, como cabe aos jornalistas, não tenha até agora abraçado a transparência no que se refere ao seu próprio passado, saltando de aliada da ditadura para porta-voz da campanha Diretas-Já com esqueletos guardados no armário. 

Retratar-se esquivando-se de responsabilizar os graúdos da empresa e de revelar detalhes até hoje ocultos sobre sua atuação durante a ditadura é uma estratégia que não combina com aquele que se tornou o lema do jornalismo independente: a luz do sol é o melhor desinfetante.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Brasília (DF), 04/10/2026 - Pessoas chegam para votação das Eleições 2026 na Unieuro

Escândalo Master pesa na urna para uns e passa batido para outros

|

O 1º turno puniu apenas parte dos políticos ligados a Vorcaro, poupou outros e deixou Flávio Bolsonaro para o 2º turno

Rio de Janeiro (RJ), 04/10/2026 – O candidato à presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) vota na Escola Municipal Barão Homem de Mello, em Vila Isabel.

Virada de Flávio no 1º turno: escândalos podem ter favorecido desejo antissistema

|

Para especialistas, campanha nas redes, voto útil e governo Lula sem apelo renovado também colaboraram para resultado

Quando o trabalho impede o voto

|

De longas jornadas a quem decide fazer hora extra, trabalhadores estão entre os milhões que ficam sem votar

Imagem feita com auxílio de IA mostra o senador Flávio Bolsonaro, o banqueiro Daniel Vorcaro (Banco Master) e o cartaz do Filme Dark Horse

Why a Bolsonaro biopic is at the center of Brazil’s presidential election

|

A Hollywood-style film about Jair Bolsonaro is wrapped up in Brazil’s biggest bank fraud probe

Quase mil anúncios sobre Lula e Flávio na Meta foram pagos em dólar

|

Impulsionados por US$120 mil, conteúdos circularam sem rótulo de conteúdo político

Processos sobre desinformação e propaganda digital triplicam nas eleições de 2026

|

Até agora são mais de 9,5 mil processos na Justiça Eleitoral no 1º turno, contra 3,4 mil durante mesmo período em 2022

A “bancada” anti-indígena que vai às urnas neste domingo

|

Levantamento mostra que 370 parlamentares fizeram propostas negativas para indígenas; 270 deles disputam reeleição

O ex-senador Eduardo Suplicy é detido em reintegração de posse próximo a Cohab Educandário

Levantamento aponta um caso de violência política a cada 37 horas durante campanha de 2026

|

Monitoramento exclusivo da Pública por 17 dias chegou a 11 casos cujos agressores são, na maioria, agentes de segurança

Dos clubes de tiro ao poder: segmento de armas injeta mais de R$ 1,2 milhão nas eleições

|

Empresários do setor doaram para 96 candidatos – PL, Republicanos e Novo lideram recebimento de recursos

Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado