Buscar
Coluna

O mundo já acabou

A socióloga Silvia Viana explica a relação entre o bolsonarismo e o capitalismo da barbárie

Coluna
26 de dezembro de 2023
06:00
Este artigo tem mais de 2 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a newsletter Xeque na Democracia, enviada toda segunda-feira, 12h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui.

Não é todo mundo que pode ter uma irmã como a Silvia. Desde muito pequena, ela mantém na vida a mesma radicalidade (no sentido mais real, aquele da raiz das coisas) que se encontra em sua obra, sendo o seu livro mais conhecido Rituais de Sofrimento, da Editora Boitempo, sobre reality shows e a ética do trabalho.

Em casa, também, a Silvia sempre teve a língua ferina. Uma vez ela me escreveu em um e-mail depois de uma briga familiar dessas banais, sobre um pedaço de bolo em uma festa de aniversário: “pelo menos, quando eu termino de falar, só resta terra arrasada”. Doutra vez, em 2014, negou uma entrevista à revista Veja com um e-mail tão fulminante, que a resposta viralizou nas redes sociais. 

A Silvia escreveu ao pobre repórter: 

“Respondo seu e-mail pelo respeito que tenho por sua profissão, bem como pela compreensão das condições precárias às quais o trabalho do jornalista está submetido. Contudo, considero a ‘Veja’ uma revista muito mais que tendenciosa, considero-a torpe. Trata-se de uma publicação que estimula o reacionarismo ressentido, paranoico e feroz que temos visto se alastrar pela sociedade; uma revista que aplaude o estado de exceção permanente, cada vez mais escancarado em nossa “democracia”; uma revista que mente, distorce, inverte, omite, acusa, julga, condena e pune quem não compartilha de suas infâmias – e faz tudo isso descaradamente; por fim, uma revista que desestimula o próprio pensamento ao ignorar a argumentação, baseando suas suposições delirantes em meras ofensas.

Sendo assim, qualquer forma de participação nessa publicação significa a eliminação do debate (nesse caso, nem se poderia falar em empobrecimento do debate, pois na ‘Veja’ a linguagem nasce morta) – e isso ainda que a revista respeitasse a integridade das palavras de seus entrevistados e opositores, coisa que não faz, exceto quando tais palavras já tem a forma do vírus.

Dito isso, minha resposta é: Preferiria não.

Atenciosamente, Silvia Viana“

Desde 2013, a Silvia já acompanhava as manifestações de rua e sua guinada à extrema direita, tendo produzido textos diversos e chegado a conclusões absolutamente originais sobre para onde caminha a coisa toda. Por isso, passamos juntas algumas horas da última terça-feira, ela na varanda do escritório da Agência Pública, fumando um cigarro atrás do outro, pensativa, e eu na mesa de madeira tomando notas. 

A Silvia se lembra, por exemplo, que foi naquela enorme manifestação de 13 de junho de 2013, que ela viu, pela primeira vez, um grupo vestindo a camiseta da seleção. “Eu não fazia a menor ideia do que era aquilo”.  

Faz dez anos, e a gente ainda não entendeu direito o que foi aquilo que é chamado, no Chile, de “estalido social”, e que ela descreve como uma “pulsão social” que estava latente o que aconteceu em 2013. Um grito. 

“As pessoas estavam com muita raiva de alguma coisa difusa pra elas mesmas. Já não suportavam mais aquilo que estavam vivendo”. Faltava – ainda há –, ainda falta uma compreensão mais profunda sobre o que estava na raiz desse grito. Mesmo assim, as pessoas de verde e amarelo que ela viu naquela tarde já apontavam para alguma coisa. 

“Alguma coisa muito errada”, nas suas palavras.  

Foram meses e meses de revoltas difusas, com um governo acovardado e sem a menor ideia de como lidar com aquilo. Meses depois, já em 2014 a Silvia viu, pela primeira vez, um grupinho ali na Avenida Paulista, todos vestidos com roupas do Exército, pedindo intervenção militar. 

Havia também, ali, outra mudança significativa de discurso. 

“A coisa foi ganhando consistência”, diz ela, os olhos pretos, grandes, olhando para a Vila lá embaixo, compenetrados. “Era a coisa dos direitos”. Mas o discurso passara do slogan ‘não é só por cinquenta centavos, é por direitos’ – uma bandeira de esquerda – para outra coisa radicalmente oposta, em apenas um ano: “Eu quero educação padrão FIFA”. 

Foi ali também, nos idos de 2014, que os movimentos de rua começam a se organizar mais consistentemente em torno do tema da luta anticorrupção – ajudados pelos diversos escândalos nas construções dos estádios da Copa. Até então ela não tinha colado. 

“Quem é que quis colocar isso de cara? A Veja, no meio de 2013, fez uma capa que dizia. ‘sim, esse movimento tem sentido, é contra a corrupção, contra a violência’… E tentou puxar pra direita. Mas não pegou”.

A Lava-Jato, lembremos, começou em março de 2014 para jogar mais lenha na fogueira. 

O sentimento, entretanto, seguia o mesmo. “Esse mesmo sentimento só encontrou linguagem, líder, a posteriori. Daí, sim, encontra linguagem, encontra líder, encontra organização também”, diz Silvia. 

Os governos petistas não souberam lidar com essa revolta porque, de um lado, não entenderam de onde ela vinha, depois de anos de programas sociais que beneficiaram grande parte da população. De outro, porque já se vislumbrava um mundo novo, o da desestruturação total do trabalho. “É um dos aspectos que estava se formando num novo mundo. Que vem sendo formado há 20, 30 anos, desde a reestruturação produtiva do capital, acontecendo em várias etapas. Havia três aspectos nos governos petistas: a gestão pela via do trabalho e semi-assistencialista. A política compensatória, de inserção das pessoas no mercado. E o direito à habitação vira um incentivo ao mercado: o Minha Casa, Minha vida é um direito transformado em mercadoria. E o terceiro ponto: a securitização”. 

Ao enfrentar o estado de coisas “gerencial” dos governos petistas, ela raciocina, de fato havia algo de “antidemocrático” já naqueles protestos. 

“Por que antidemocrático? Por causa do que entendemos como democracia. Essa normalidade da ultraexploração do trabalho, da loucura do trabalho cada vez mais cruel, em que cada vez mais você é o gestor de si, o individual, o vencedor”. Ela chama esse discurso de “discurso gerencial”, algo que ela destrinchou no livro Rituais de Sofrimento ao analisar reality shows como O Aprendiz e Master Chef. “Isso é um lado, o mundo do trabalho se tornando cada vez mais cruel. Mesmo que naquele ponto, em 2014, ainda se ganhasse dinheiro trabalhando, diferente de hoje em dia”. 

Estamos falando do fim do mundo pós-Margaret Thatcher, que já prenunciava o avanço do que ela chama de capitalismo de “barbárie”. “Essa casa começa a cair lá em 2014”, diz Silvia.

É onde estamos agora, dez anos depois. 

“A catástrofe já aconteceu. A casa já caiu”.

A conversa seguiu por mais uma hora, mas eu vou parar a coluna por aqui, porque na última edição um leitor me escreveu assim: “Por que esses artigos são tão longos? A gente passa muito tempo lendo”. 

Então, seguimos na próxima semana. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Imagem feita com auxílio de IA mostra o senador Flávio Bolsonaro, o banqueiro Daniel Vorcaro (Banco Master) e o cartaz do Filme Dark Horse

Why a Bolsonaro biopic is at the center of Brazil’s presidential election

|

A Hollywood-style film about Jair Bolsonaro is wrapped up in Brazil’s biggest bank fraud probe

Quase mil anúncios sobre Lula e Flávio na Meta foram pagos em dólar

|

Impulsionados por US$120 mil, conteúdos circularam sem rótulo de conteúdo político

Processos sobre desinformação e propaganda digital triplicam nas eleições de 2026

|

Até agora são mais de 9,5 mil processos na Justiça Eleitoral no 1º turno, contra 3,4 mil durante mesmo período em 2022

A “bancada” anti-indígena que vai às urnas neste domingo

|

Levantamento mostra que 370 parlamentares fizeram propostas negativas para indígenas; 270 deles disputam reeleição

O ex-senador Eduardo Suplicy é detido em reintegração de posse próximo a Cohab Educandário

Levantamento aponta um caso de violência política a cada 37 horas durante campanha de 2026

|

Monitoramento exclusivo da Pública por 17 dias chegou a 11 casos cujos agressores são, na maioria, agentes de segurança

Dos clubes de tiro ao poder: segmento de armas injeta mais de R$ 1,2 milhão nas eleições

|

Empresários do setor doaram para 96 candidatos – PL, Republicanos e Novo lideram recebimento de recursos

Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado

O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado

Flávio Bolsonaro, os hospitais federais e a pandemia de Covid no Rio de Janeiro

|

Contratos superfaturados, demissões e hospitais sucateados: como Flávio influenciou a saúde do Rio no governo do pai

Ex-jogador da seleção brasileira de basquete dos anos 1980 Nilo Guimarães. Ele foi secretário de esportes de Mogi da Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, por 12 anos (2009-2020).

Empresa de ex-secretário de Esportes de Mogi recebeu dinheiro de emenda Pix de Mario Frias

|

Sócio de Nilo Guimarães na Pulsa Uniformes diz que material foi entregue, mas não envia comprovação

A execução de Davi Sebba e a teia de policiais que Goiás levou 14 anos para julgar

|

Letalidade policial quase triplicou em 2012, ano do crime; governador era Marconi Perillo, candidato ao cargo em 2026