Buscar
Coluna

Bolsonaro, os generais e a rataria

Relatório da PF traz provas e ligações de trama golpista subestimada pela imprensa até as eleições de 2022

Coluna
30 de novembro de 2024
06:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a Newsletter da Pública, enviada sempre às sextas-feiras, 8h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui. 

A estratégia de Jair Bolsonaro de descredibilizar o processo de votação eletrônica para permanecer no cargo, pedra fundamental do relatório da Polícia Federal (PF) nas mãos da Procuradoria-Geral (PGR) da República, foi acompanhada por todos nós em tempo real desde que ele assumiu o poder, em 2019, eleito pelo mesmo sistema que passou a denunciar. 

Assistimos também à entrada maciça de militares no governo, incluindo generais da ativa como Braga Netto, que passou para a reserva quando já era ministro da Casa Civil – cargo que não era ocupado por um militar desde a ditadura. Aliás, há 12 oficiais da ativa entre os 25 militares indiciados pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático, golpe e organização criminosa.

Mas, embora criticada por parte da imprensa, a chegada dos militares ao poder, com mais de 6 mil integrantes das Forças Armadas ocupando cargos civis em 2020, chegou a ser vista com simpatia no início do governo, com reportagens louvando os generais, principalmente os que serviram no Haiti, como parte de uma nova geração que seria muito diferente da dos golpistas de 1964. 

As graves violações de direitos humanos durante o comando brasileiro da missão da ONU viraram nota de rodapé. Poucos veículos noticiaram a atuação tida como criminosa por organizações de direitos humanos nas favelas de Porto Príncipe durante a missão, sobretudo enquanto comandada pelo futuro chefe do Gabinete de Segurança Institucional de Bolsonaro, general Augusto Heleno.

Até o general Villas Bôas, que ainda no governo Temer tentou intervir na Justiça, proferindo ameaças diante da possibilidade de soltura de Lula, foi pintado como “moderado” ao se tornar assessor de Augusto Heleno no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). E os militares do Planalto foram retratados como “vítimas” de uma “armadilha” da “ala ideológica” do governo Bolsonaro, reforçando o mito de que seriam técnicos e isentos.

Lembrando que os kids pretos – ou a “rataria”, como diz um dos seus, o general Mário Fernandes, preso com todas as digitais nos planos operacionais que levariam ao golpe –, já estavam infiltrados nas operações no Haiti de Augusto Heleno, que depois – de acordo com o relatório da PF – “atuou de forma destacada no planejamento e execução de medidas para desacreditar o processo eleitoral brasileiro e para subverter o regime democrático”.;

Da mesma maneira, a intervenção militar comandada por Braga Netto no governo Temer, com mais de 103 civis mortos, foi saudada pelos jornais com elogios ao general, agora indiciado como um dos líderes da trama golpista pelo relatório da PF. 

Deram crédito a ele mesmo depois da descoberta de que o delegado Rivaldo Barbosa, nomeado um dia antes como chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro por Braga Netto, seria um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. 

Apesar de as Forças Armadas continuarem a formar seus militares com histórias distorcidas e mentirosas sobre a ditadura, sem nunca colaborar para o esclarecimento dos crimes cometidos pelas forças repressivas, a imprensa cedeu espaço para que os novos generais falassem de “preconceito e desinformação” na análise do período militar na ditadura. 

E, quando Bolsonaro foi eleito, nenhum jornal disse que a extrema direita tinha chegado ao poder, apesar da devoção pública da família por um torturador reconhecido como tal pelo Estado, o coronel Brilhante Ustra. Sem falar na proximidade com a milícia. 

A radicalização da direita, que chegaria ao ápice na tentativa de golpe depois da derrota de Bolsonaro, agora minuciosamente comprovada no relatório da PF, foi falsamente apresentada como “polarização” – em uma falsa equivalência que dominaria a cobertura dos grandes veículos pelo menos até o golpismo explícito no 7 de setembro de 2022.

A imprensa tem que fazer o mea-culpa pelo modo negligente com que cobriu a ascensão da direita golpista ao poder desde o impeachment de Dilma Rousseff e pela falsa imagem das Forças Armadas que ajudou a propagar. 

Não é só pela força descontrolada das redes sociais que a democracia esteve por um triz desde então. 

PS. Para saber mais sobre a ascensão dos militares ao poder associada às operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) do Exército no Rio de Janeiro que resultaram na morte de inocentes, aconselho a leitura do livro Dano colateral, de Natalia Viana. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Quase mil anúncios sobre Lula e Flávio na Meta foram pagos em dólar

|

Impulsionados por US$120 mil, conteúdos circularam sem rótulo de conteúdo político

Processos sobre desinformação e propaganda digital triplicam nas eleições de 2026

|

Até agora são mais de 9,5 mil processos na Justiça Eleitoral no 1º turno, contra 3,4 mil durante mesmo período em 2022

A “bancada” anti-indígena que vai às urnas neste domingo

|

Levantamento mostra que 370 parlamentares fizeram propostas negativas para indígenas; 270 deles disputam reeleição

O ex-senador Eduardo Suplicy é detido em reintegração de posse próximo a Cohab Educandário

Levantamento aponta um caso de violência política a cada 37 horas durante campanha de 2026

|

Monitoramento exclusivo da Pública por 17 dias chegou a 11 casos cujos agressores são, na maioria, agentes de segurança

Dos clubes de tiro ao poder: segmento de armas injeta mais de R$ 1,2 milhão nas eleições

|

Empresários do setor doaram para 96 candidatos – PL, Republicanos e Novo lideram recebimento de recursos

Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado

O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado

Flávio Bolsonaro, os hospitais federais e a pandemia de Covid no Rio de Janeiro

|

Contratos superfaturados, demissões e hospitais sucateados: como Flávio influenciou a saúde do Rio no governo do pai

Ex-jogador da seleção brasileira de basquete dos anos 1980 Nilo Guimarães. Ele foi secretário de esportes de Mogi da Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, por 12 anos (2009-2020).

Empresa de ex-secretário de Esportes de Mogi recebeu dinheiro de emenda Pix de Mario Frias

|

Sócio de Nilo Guimarães na Pulsa Uniformes diz que material foi entregue, mas não envia comprovação

A execução de Davi Sebba e a teia de policiais que Goiás levou 14 anos para julgar

|

Letalidade policial quase triplicou em 2012, ano do crime; governador era Marconi Perillo, candidato ao cargo em 2026

Investigação e processos criminais: o rastro legal dos deputados da Comissão de Segurança

|

CSPCCO: 12 deputados ligados a forças de segurança foram parte em procedimentos criminais, que vão de calúnia a agressão

Rio de Janeiro (RJ), 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio

Na Amazônia Legal, 9 em cada 10 vítimas de feminicídio em 2025 não tinham medida protetiva

|

Levantamento em oito estados mostra que mulheres morrem desprotegidas; recurso jurídico é alternativa para evitar crime