Buscar
Reportagem

Marcha das Mulheres do ABC faz protesto em frente a Casas Bahia

Movimentos feministas se reúnem neste dia 22 em São Caetano do Sul

Reportagem
21 de março de 2025
04:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
Frente Regional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no ABC/Divulgação
Especial Caso K

A tradicional Marcha das Mulheres do ABC paulista será realizada este ano em São Caetano do Sul (SP), com protesto em frente à sede da Casas Bahia, na rua Samuel Klein, neste sábado (22). O trajeto foi propositalmente escolhido em razão das acusações de abuso infantil e exploração sexual contra o fundador da empresa, Samuel Klein, reveladas pela Agência Pública em uma série de reportagens e no podcast Caso K, lançado em 2024. 

“É uma violência para todas as mulheres ter essa rua com o nome de um homem com o histórico dele, que abusava de crianças. Um desrespeito com as mulheres da cidade”, disse Neusa Raineri, coordenadora da  Frente Regional do ABC de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que articula a marcha junto com vários coletivos feministas das sete cidades da região. O evento começa às 9h, com concentração na frente da Câmara Municipal da cidade.

A marcha deste ano tem como tema “Unidas na luta pela vida de todas as mulheres e do planeta! Contra o fascismo, por justiça e democracia”. Na edição passada, o evento reuniu cerca de 200 mulheres em São Bernardo. Este ano, elas protestam pelo “fim dos feminicídios” e contra o “desmonte das políticas públicas de combate à violência contra a mulher” no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

Entre as principais reivindicações estão atendimentos 24 horas na delegacia da mulher da região, construção de mais casas-abrigo, que oferecem atendimento a mulheres com risco de morte, e de casas de passagem, onde pessoas em vulnerabilidade social encontram acolhimento. “São Caetano, por exemplo, tem um Centro de Referência Especializado em Saúde da Mulher, o Centro Integrado de Saúde da Mulher e serviço para pessoas trans, mas ainda percebemos que existe uma carência de atendimentos especializados”, explicou Raineri. 

Sede das Casas Bahia na rua rebatizada com o nome do empresário em São Caetano do Sul
Sede das Casas Bahia na rua rebatizada com o nome do empresário em São Caetano do Sul

Rua Samuel Klein 

A passagem da marcha das mulheres pela rua Samuel Klein é mais um capítulo da luta feminista pela mudança do nome do logradouro. A rua passou a se chamar Samuel Klein em 2018, durante o mandato de José Auricchio Júnior (PSD), quando a Câmara de Vereadores da cidade aprovou um projeto proposto por Pio Mielo (MDB), na época presidente da casa legislativa. 

Em 2021, depois que as primeiras revelações da Pública contra o fundador da Casas Bahia vieram à tona, movimentos feministas protestaram em frente à sede da empresa, em São Caetano do Sul. Na época, vereadoras do mandato coletivo Mulheres por Mais Direitos lançaram um abaixo-assinado para pressionar a prefeitura pela mudança do nome para rua 8 de março, em homenagem à luta das mulheres, e do Centro de Especialidades Médicas do bairro, que também recebeu o nome do empresário, para Maria Odília Teixeira, primeira mulher negra a se tornar médica no Brasil.

“O abaixo-assinado tem hoje mais de 4 mil assinaturas”, disse a vereadora Bruna Biondi (PSOL), que faz parte do mandato coletivo. “Teve uma boa adesão das mulheres da cidade, que entendem que não se deve homenagear um estuprador. Agora a decisão precisa ser encabeçada pelo Executivo, mas nunca conseguimos que o poder público nos recebesse”, contou. A vereadora explicou que o atual prefeito, Tite Campanella (PL), é sucessor e aliado político de Auricchio. Ela considera “absurdo o silêncio da prefeitura da cidade” diante das denúncias. 

Em janeiro deste ano, Michael Klein, filho de Samuel Klein, recebeu o título de cidadão sul-são-caetanense. A iniciativa foi dos vereadores Olyntho Voltarelli (PSD) e Daniel Córdoba (PSD). “Ainda que ele não tenha um envolvimento tão claro e direto com o esquema de exploração sexual, demonstra a disposição do poder público nesse caso, mesmo com toda a organização das mulheres sendo contrária a esse tipo de homenagem”, considera a vereadora. 

José Cícero da Silva/Agência Pública

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 228 O fracasso do Estado em proteger mulheres – com Juliana Brandão

Coordenadora de gênero e raça do Fórum Brasileiro de Segurança Pública analisa as falhas de crimes contra a mulher

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Deputado Alfredo Gaspar e senador Flávio Bolsonaro durante evento do PL

Após pressão por uma vice mulher, PL fecha chapa apenas com homens

|

‘Michele está fazendo comida para o marido’, responde Damares Alves sobre ausência de ex-primeira dama

Eleições: legislação não é o suficiente para barrar conteúdos de IA nas redes sociais

|

Decisões do TRE-BA determinam que Meta retire vídeos com IA do Instagram, mas cópias seguem na rede

Foto mostra plataforma de trem da Estação Luz, no centro de SP. Estação integra a linha 12 da CPTM.

As denúncias por trás dos acidentes e da greve de trens em São Paulo

|

Funcionários apontam problemas elétricos em linha que pegou fogo, falta de treinamento e de pessoal

Terras raras brasileiras estão no radar do Departamento de Defesa dos EUA

|

BNDES incentiva produção para transição energética, mas empresas firmam laços com a indústria militar norte-americana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), discursou na convenção partidária e oficializou sua candidatura.

Lula aposta no combate ao feminicídio para fortalecer apoio entre eleitoras em 2026

|

Apesar de acenar para as mulheres, nenhuma mulher, nem mesmo Janja, havia sido escalada para discursar no evento

Estudo denuncia como contribuinte brasileiro subsidia Coca-Cola em “mágica tributária”

|

Big Food inflacionaria preço de xarope da Zona Franca de Manaus e faria uso de royalties fantasmas para evitar impostos

Partido Missão: o projeto de poder de Renan Santos e do MBL

|

Como o grupo estrutura a formação militante defendendo pautas que flertam com a ruptura democrática

Meta, Telegram e X fecham acordo com TSE sobre desinformação sem punição caso não cumpram

|

Termos mostram plataformas tentando se blindar de responsabilidades sobre conteúdo desinformativo nas eleições de 2026