Buscar
Da Redação

Conhece algum brasileiro detido ou deportado nos EUA neste ano? Conte para a gente

A Pública está reunindo histórias de pessoas que sofreram violações pela política anti imigrantes de Donald Trump

Da Redação
1 de outubro de 2025
10:00
Matheus Pigozzi/Agência Pública

Dois irmãos, um deles menor de idade, foram separados após cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos. O mais velho ficou cinco meses detido sem ter contato direto com o irmão, e denunciou ter ficado preso em centros de detenção sem alimentação ou higiene adequada. Já um carpinteiro foi preso próximo à fronteira com o Canadá e diz ter sido agredido pela polícia anti imigração. Tudo isso para ficar preso por quase dois meses, incluindo em centro de segurança máxima.

Essas são duas histórias que a Agência Pública contou aqui e aqui. Mas queremos contar mais.

A mudança das leis de imigração nos EUA por Donald Trump levou à deportação de mais de 200 mil nos seis primeiros meses deste ano. Cerca de 1,8 mil brasileiros foram detidos. Além disso, as prisões e detenções têm sido denunciadas pelo uso de violência por parte dos agentes e por infrações a direitos humanos durante o processo de deportação.

Se você conhece alguém que passou ou está passando por isso e deseja compartilhar conosco para investigarmos, preencha o formulário abaixo. Não passe informações sensíveis neste espaço: nossa equipe vai entrar em contato através de um email seguro para pegar mais informações.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso
Aviso
O caso oferece um risco à sua segurança ou de outros?

Aviso
Aviso
Atenção.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 187 O futuro vai ser pior que o presente?

Viveiros de Castro reflete sobre os crimes do bolsonarismo, a crise climática e os riscos da inteligência artificial

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes