Buscar
Nota

COP30: Parlamentares de SP irão denunciar Tarcísio por negligência climática

6 de novembro de 2025
18:00
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Parlamentares do PSOL irão apresentar um dossiê que aponta as “negligências climáticas” do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na 30ª Conferência do Clima da ONU (COP), que acontece em Belém, a partir da próxima segunda-feira, 10 de novembro. O documento foi elaborado pelo mandato do deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) com mais 30 organizações sociais e lista as omissões do governo paulista diante da crise climática.

As políticas climáticas no governo Tarcísio seguem o mesmo padrão da sua gestão: baseiam-se na omissão do poder público, desfinanciamento dos instrumentos de controle, e privatização dos equipamentos de interesse coletivo. Não é à toa que na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] de 2025, lei que orienta os investimentos e orçamentos públicos, não houve nenhuma menção às palavras clima, desastre, emergência ou crise”, disse Cortez para a Agência Pública.

A comitiva que apresentará a denúncia na COP 30 é composta, além de Cortez, pela Bancada Feminista do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo e vereadores de municípios do interior do estado, além de coletivos e movimentos sociais.

O estudo, obtido pela reportagem, diz que o Estado de São Paulo tem apresentado “cenário crítico” no combate às mudanças climáticas, além de aumento consistente da temperatura média, “fenômeno que acompanha a tendência global do aquecimento climático”, sobretudo na região metropolitana da capital, onde os efeitos são mais evidentes, em virtude da urbanização intensa.

“Entre os principais fatores locais que amplificam o problema, apontados nas denúncias levantadas, podemos identificar: o desmatamento de vegetações nativas, especialmente de corredores ecológicos, e a sua substituição por solo impermeabilizado, a expansão das cidades sem planejamento ambiental, com danos para unidades de conservação, além de projetos de termelétrica, mineração, implementação de incineradores de resíduos e o reforço da matriz rodoviarista, com prioridade para o transporte individual”, diz o documento.

Também são listados exemplos de como omissão do estado, o esvaziamento de políticas públicas voltadas à mitigação da crise climática e o enfraquecimento de órgãos ambientais, além da privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Dados extraídos do Índice de Adaptação Urbana (UAI) – indicador que avalia a capacidade dos municípios em se adaptar às mudanças climáticas – dizem que apenas 5,6% das cidades paulistas apresentam planos específicos de adaptação climática.

“Fica evidenciado que, apesar do potencial técnico e econômico do estado mais desenvolvido do país, São Paulo ainda enfrenta desafios estruturais para transformar a preocupação com as mudanças climáticas em políticas efetivas de adaptação e mitigação”, descreve o dossiê.

Outro ponto levantado pelo deputado e as entidades envolvidas, é a venda de terras públicas com descontos que chegam até 90% do valor. “As terras beneficiadas estão, em grande parte, na região do Pontal do Paranapanema, uma das mais devastadas ambientalmente do estado e alvo de histórica disputa fundiária”, denuncia o documento.

A nova política fundiária do governo paulista “afetará diretamente trabalhadores rurais, populações tradicionais, assentados, agricultores familiares e comunidades periféricas, enfraquecendo políticas públicas de reforma agrária, conservação ambiental e controle climático”, conclui o dossiê.

CT do Santos pode desmatar vegetação nativa de Mata Atlântica

O relatório também traz uma denúncia da Pública, revelada por meio de uma reportagem, que mostra como a construção do novo Centro de Treinamento (CT) do Santos Futebol Clube, na Praia Grande, litoral sul paulista, pode desmatar 90 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada.

A construção foi anunciada pelo pai do jogador Neymar Jr, o empresário Neymar da Silva Santos, ao lado do empresário Julio Peralta, do prefeito da Praia Grande Alberto Mourão (União) e do presidente do Santos, Marcelo Teixeira.

Segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor da Organização Não-Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, a vegetação só pode ser derrubada “em áreas privadas, como nesse terreno, se essa obra comprovadamente atender a um interesse social ou utilidade pública, que não é o caso de um empreendimento privado, neste caso”.

Até o dia 28 de outubro, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ainda não tinha recebido o pedido de licenciamento ambiental para a construção do centro de treinamento, segundo apuração da Agência Pública
“A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informa que, até o momento, não há qualquer pedido de licenciamento ambiental para o Centro de Treinamento do Santos FC, em Praia Grande”, informou o órgão à época.

Notas mais recentes

Instituto de André Mendonça é alvo de representações para investigar irregularidades


Com despesas pagas pelos EUA, ida de procurador a evento sobre Irã é cancelada pela PGR


Semana tem presidenciáveis no 7 de setembro e STF na apuração sobre denúncias de ministros


PEC da Segurança Pública: votação fica para depois do 1° turno com aval de relator do PT


Fim da Escala 6×1 será votado no Senado em esforço concentrado antes do recesso eleitoral


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Na urna com o ex: Rivais históricos se unem por espaço e poder nas eleições 2026

|

Antigos adversários superam críticas, ideologias e até acusações de crimes para disputar voto do eleitor em outubro

Espionado por Mendonça em 2020, professor vê “natureza golpista” em atuação de ministro

|

Luiz Eduardo Soares conta como foi monitorado por ordem do atual ministro do STF e critica instrumentalização da Corte
Deputado federal Mário Frias durante sessão na Câmara dos Deputados

Como Mário Frias chegou ao centro da máquina de propaganda da família Bolsonaro

|

Ex-ator foi colocado na política por Jair para juntar cultura e armas em estratégia olavista de guerra ideológica
Foto mostra modelo atual de urna eletrônica usada nas eleições brasileiras

Ministério Público Eleitoral impugna 15 candidatos em SP ligados a crimes, dois ao PCC

|

Órgão contesta 557 registros e utiliza nova regra do TSE para afastar crime organizado da política
Flávio Bolsonaro (PL) participou no sábado 29 de agosto de um ato de campanha à Presidência em Angra dos Reis (RJ) ao lado do candidato a deputado federal, o empresário Renato Araújo, também do PL

O amigo do Flávio Bolsonaro em Angra dos Reis

|

Quem é Renato Araújo, candidato a deputado que cresce no círculo dos Bolsonaro assim como os problemas ao seu redor

Congresso travou regulação de câmeras corporais enquanto letalidade policial batia recorde

|

Câmeras corporais de policiais se tornaram campo de disputa política que vai muito além da responsabilização por abusos

Prevenção a violências contra crianças passa batida em propostas de presidenciáveis

|

Maior parte dos programas ignora prevenção a mortes ou violência sexual de crianças e sequer menciona primeira infância

Lula e Flávio, mais cautelosos que o usual, deixam público dar recados no 7 de setembro

|

Em SP, ato da direita levou menos gente às ruas que no ano passado; em BSB, Lula seguiu protocolo “seguro”