Buscar
Podcast

Eleições 2026 além da disputa presidencial – com Tathiana Chicarino

Cientista política explica o papel dos partidos, das redes sociais e do Congresso nas eleições de 2026

Ouça agora:

Podcast
2 de outubro de 2026
08:00
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 236 Eleições 2026 além da disputa presidencial – com Tathiana Chicarino

Cientista política explica o papel dos partidos, das redes sociais e do Congresso nas eleições de 2026

0:00

“A gente fala muito pouco sobre partidos políticos, mas, exceto para o Senado, nós votamos no partido e não na pessoa”, afirma a cientista política Tathiana Chicarino. Coordenadora do curso de Sociologia e Política da FESPSP e pesquisadora do Observatório de Conflitos Online da UFABC, a entrevistada do Pauta Pública desta semana fala sobre os riscos da personalização da política, o papel das redes sociais nas campanhas e a importância de olhar além da disputa presidencial.

Às vésperas das eleições de 2026, Tathiana reforça que o cenário de escândalos e denúncias dificultou os debates sobre um projeto de país e deixou parte da população confusa. Ela também explica como funciona o voto para o Legislativo e discute a composição do Congresso e os impactos que ela pode ter na política brasileira.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Dos clubes de tiro ao poder: segmento de armas injeta quase R$ 1,5 milhão nas eleições

|

Empresários do setor doaram para 96 candidatos e 7 partidos – PL lidera recebimento de recursos

Se não pelas mulheres, por quem? O que defendem deputados que se opõem ao PL da Misoginia

|

Relembrar é votar: Votos de deputados sobre pautas de gênero e direitos humanos ajudam a indicar quem eles representam
Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado
O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado

Flávio Bolsonaro, os hospitais federais e a pandemia de Covid no Rio de Janeiro

|

Contratos superfaturados, demissões e hospitais sucateados: como Flávio influenciou a saúde do Rio no governo do pai
Ex-jogador da seleção brasileira de basquete dos anos 1980 Nilo Guimarães. Ele foi secretário de esportes de Mogi da Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, por 12 anos (2009-2020).

Empresa de ex-secretário de Esportes de Mogi recebeu dinheiro de emenda Pix de Mario Frias

|

Sócio de Nilo Guimarães na Pulsa Uniformes diz que material foi entregue, mas não envia comprovação

A execução de Davi Sebba e a teia de policiais que Goiás levou 14 anos para julgar

|

Letalidade policial quase triplicou em 2012, ano do crime; governador era Marconi Perillo, candidato ao cargo em 2026

Investigação e processos criminais: o rastro legal dos deputados da Comissão de Segurança

|

CSPCCO: 12 deputados ligados a forças de segurança foram parte em procedimentos criminais, que vão de calúnia a agressão
Rio de Janeiro (RJ), 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio

Na Amazônia Legal, 9 em cada 10 vítimas de feminicídio em 2025 não tinham medida protetiva

|

Levantamento em oito estados mostra que mulheres morrem desprotegidas; recurso jurídico é alternativa para evitar crime

Nossa Senhora Aparecida vira evento eleitoral e aprofunda crise entre ministros do STF

|

Monitoramento mostra que debate nas redes ultrapassou boato inicial e passa de 12 milhões de interações em poucos dias
Fachada do Congresso Nacional, em Brasília.

Os candidatos das Big Techs nas eleições 2026

|

Levantamento mostra quais políticos brasileiros têm atuado a favor dos interesses das grandes corporações de tecnologia
Antonio Cezar Correia Freire, conhecido como Cezinha de Madureira, é um jornalista, radialista e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal. Deputado federal por São Paulo desde 2019

Valéria Linhares nega relação com Cezinha de Madureira mas foi sócia de seu filho em rádio

|

Deputado do PL e advogada são investigados por tráfico de influência em tribunais superiores e ligados a André Mendonça