Buscar
Nota

Semana tem Lula e crise climática na ONU e STF com o marco temporal

22 de setembro de 2024
18:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Nesta semana, o presidente Lula, ministros de Estado e do STF estarão em Nova York para a 79ª Assembleia Geral da ONU. O presidente da República deve abordar o combate à fome e a crise climática em seu discurso de abertura.

Paralelamente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará o Fundo de Apoio às Florestas Tropicais (TFFF) a empresários e investidores durante a Climate Week NYC 2024 – a Semana do Clima.

Em Brasília, o Congresso Nacional vai oficializar na próxima terça-feira (24) uma nova regra para a escolha dos líderes dos tribunais de justiça estaduais, como presidentes e vice-presidentes. A mudança se aplica a grandes tribunais, como os de São Paulo (TJSP) e Rio de Janeiro (TJRJ), que contam com 170 ou mais juízes em atividade. Atualmente, cada tribunal define suas normas para a escolha dos órgãos diretivos, baseando-se em tradições ou regras internas.

No STF, a continuidade das audiências de conciliação sobre o marco temporal e a demarcação de terras indígenas poderá contar com a presença da ruralista Roseli Ruiz, indicada como “especialista” pelo Partido Liberal (PL) e Republicanos. Ruiz é proprietária da fazenda Barra, sobreposta à Terra Indígena (TI) Nhanderu Marangatu, onde o indígena Neri Gomes Guarani Kaiowá, de 23 anos, foi morto durante ação da Polícia Militar (PM) na última semana, conforme noticiado pela Agência Pública.

Também estão na agenda da semana de 23 a 27 de setembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara 
    • Acolhimento de menores em risco (CDHMIR, 23/9, 14h): A audiência discutirá as práticas exitosas do Programa Família Acolhedora. Nesse programa, famílias cadastradas recebem, por um tempo, crianças e adolescentes que estão em situação de risco ou com direitos violados.
    • Redução de desigualdades (CDHMIR, 25/9, 14h): O tema será as metas do ODS 18, iniciativa voluntária do Brasil para colocar o combate ao racismo no centro dos esforços para o desenvolvimento sustentável e para o alcance da Agenda 2030.

  • STF
    • Conciliação sobre lei do marco temporal (23/9): As audiências sobre o marco temporal e a demarcação de terras indígenas continuam com sua quarta sessão mesmo com a ausência da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) na discussão. A agenda prevê a presença da ruralista Roseli Ruiz, proprietária da fazenda Barra, sobreposta à Terra Indígena (TI) Nhanderu Marangatu, local do assassinado, na última semana, do indígena Neri Gomes Guarani Kaiowá

MEIO AMBIENTE

  • Enfrentamento à crise climática: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve liberar nesta semana cerca de R$ 400 milhões para combater incêndios e enfrentar os efeitos da seca na Amazônia Legal, Pantanal e Cerrado, conforme garantido pelo ministro Rui Costa após reunião com 19 governadores dessas regiões.

POLÍTICA 

  • Congresso Nacional 
    • Eleições nos tribunais (24/9, 15h): O Congresso irá promulgar a emenda constitucional que cria regras para a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais de justiça dos estados. A eleição deverá ocorrer entre os membros do tribunal pleno, por maioria absoluta e voto direto e secreto. Os eleitos terão mandato de dois anos, podendo ser reeleitos uma única vez.
  • STF
    • Saúde para testemunhas de Jeová (25/9): O Supremo retoma o julgamento sobre o direito das testemunhas de Jeová de recusar transfusões de sangue por convicção religiosa. O STF já tem maioria de votos a favor do direito à recusa e do custeio de tratamentos alternativos pelo SUS, desde que estes estejam incorporados ao sistema.

Para ficar de olho: 

  • Na próxima terça-feira (24), será divulgada a ata da reunião do Copom, que aumentou a Selic – a taxa básica de juros da economia – para 10,75%. 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 226 Michelle Bolsonaro e o voto das mulheres conservadoras – com Jacqueline Teixeira

Antropóloga Jacqueline Teixeira analisa a atuação das mulheres conservadoras na política

0:00

Notas mais recentes

Embaixada dos EUA acionou líder do PL para visita que questionaria urnas no Brasil


Corrida eleitoral: Tarcísio de Freitas confirma candidatura e PT tem convenções estaduais


Estudantes brasileiros são ameaçados de morte após Argentina perder a Copa


Corrida eleitoral: partidos já podem oficializar candidaturas; vice de Flávio é incógnita


Caso Rafael: Após morte, MPF instaura investigação criminal contra plataformas de bets


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Imagem aérea de fábrica da BYD em Camaçari

Os detalhes não esclarecidos de como BYD escapou da lista suja do trabalho escravo

|

Parceira da BYD, Engenova incorporou quadro da Jinjiang, banida na lista suja, e tem sócia sediada em paraíso fiscal
Flávio Bolsonaro chora em conveção do PL

As lágrimas de Flávio Bolsonaro e o aceno eleitoral do filho de Jair às mulheres

|

Com menos apoio no eleitorado feminino que Lula, Flávio destaca esposa em meio a tensões com Michelle

Letalidade policial na Baixada Fluminense dispara em 2025, mesmo com queda nas operações

|

Região com 13 municípios foi alvo de 5.298 operações policiais em cinco anos, segundo pesquisa; 282 pessoas foram mortas
Viatura da Polícia Militar da Bahia está parada em via pública.

As duas faces das mortes violentas no Brasil: feminicídios e ações policiais

|

Uma em cada seis mortes violentas foram causadas por policiais; Nordeste concentra as 10 cidades com maiores índices

Tarifaço: Como a medida de Trump divide trabalhadores e empresários do setor de calçados

|

Sindicatos contestam pessimismo de entidades patronais, mas dados mostram desafios que ultrapassam Estados Unidos

Jornalistas e imprensa sofreram 204 ataques em 2025, aponta relatório da Abraji

|

Tipo mais comum de ataques foram insultos verbais, escritos e digitais, seguidos por agressões físicas
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante missa em homenagem à padroeira do Brasil

Por que a imagem de Jair Bolsonaro com evangélicos não cola em Flávio

|

Católico, Jair conseguiu ser visto como enviado de Deus, mas o filho sofre resistência dos evangélicos