Agência de Jornalismo Investigativo

Consciência Alterada

Em três episódios, a série de podcasts traz descobertas e reflexões sobre a ciência psicodélica

Ouça agora:

Consciência Alterada

Em três episódios, a série de podcasts traz descobertas e reflexões sobre a ciência psicodélica

Ao longo de 2020, os repórteres Igor Carvalho, Pedro Ribeiro Nogueira e Rute Pina conversaram com cientistas, indígenas, advogados e ativistas de todo o país para entender os avanços, descobertas e obstáculos enfrentados por pesquisadores que buscam novos tratamentos para problemas de saúde mental com substâncias psicodélicas ou proibidas no Brasil. O resultado, além de duas matérias já publicadas na Agência Pública (que você pode conferir aqui e aqui), é a série Consciência Alterada. Em três episódios, o podcast irá mostrar o que vem sendo feito para tratar ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e dependência química nesse campo e também explica as questões, dilemas e potenciais que cercam a “ciência psicodélica”, que explora as virtudes terapêuticas dos estados alterados de consciência.

Episódio I – MDMA e o transtorno do Estresse Pós-Traumático

O primeiro episódio da série tentar dar um panorama do que é a ciência psicodélica e explicar porque ela ficou tanto tempo na geladeira. Para isso, fala da política de guerra às drogas, dos potenciais desse tipo de pesquisa e narra a história da primeira pesquisa feita no Brasil com MDMA, o princípio ativo do ecstasy, para tratar do transtorno do estresse pós-traumático em vítimas de abuso sexual.

Episódio II – Ansiedade, depressão, DMT e Ayahuasca

O chá da ayahuasca, a Jurema e outras bebidas que levam em sua composição o DMT são usadas há milhares de anos na América Latina em contextos religiosos. Pelo seu uso ser bastante difundido, e regularizado há uma década no país, os cientistas brasileiros começaram a avançar no estudo da substância no organismo e pesquisar seus efeitos para tratamento de ansiedade, depressão, fobia social e dependência química. No segundo episódio da série, são ouvidos pesquisadores que estudam essas substâncias e uma liderança indígena que faz uso da jurema, para entender suas aplicações e explorar as intersecções entre ciência, cultura e religião.

Episódio III – Ibogaína e a redução de danos contra o uso abusivo de substâncias

O uso de terapias substitutivas para combater a dependência química não é de hoje. Mas pesquisas e terapias experimentais com drogas psicodélicas apontam para a possibilidade de certas substâncias irem mais fundo no tratamento do uso abusivo de álcool, crack, cocaína e heroína. O episódio final da série fala das pesquisas que usam a Ibogaína para essa finalidade, e explica um pouco da política de tratamento para uso abusivo de drogas no Brasil, o que é a redução de danos e trata de um problema que ameaça, para além dos tabus e preconceitos, o andamento das ciências psicodélicas no país.

Esse trabalho foi desenvolvido a partir de uma bolsa da Fundação Gabo, em parceria com a Agência Pública, por Igor Carvalho, Pedro Ribeiro Nogueira, Rute Pina com apoio de Stéfano Wrobleski.

Mais recentes

Pauta Pública

13 de abril de 2021

Podcast quinzenal da Agência Pública

Consciência Alterada

22 de janeiro de 2021

Em três episódios, a série de podcasts traz descobertas e reflexões sobre a ciência psicodélica

A vida nos tempos do corona

3 de abril de 2020

Minissérie de podcasts sobre a história dos personagens das matérias sobre a pandemia de coronavírus