Agência de Jornalismo Investigativo

Consciência Alterada

Em três episódios, a série de podcasts traz descobertas e reflexões sobre a ciência psicodélica

Ouça agora:

Consciência Alterada

Em três episódios, a série de podcasts traz descobertas e reflexões sobre a ciência psicodélica

Ao longo de 2020, os repórteres Igor Carvalho, Pedro Ribeiro Nogueira e Rute Pina conversaram com cientistas, indígenas, advogados e ativistas de todo o país para entender os avanços, descobertas e obstáculos enfrentados por pesquisadores que buscam novos tratamentos para problemas de saúde mental com substâncias psicodélicas ou proibidas no Brasil. O resultado, além de duas matérias já publicadas na Agência Pública (que você pode conferir aqui e aqui), é a série Consciência Alterada. Em três episódios, o podcast irá mostrar o que vem sendo feito para tratar ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e dependência química nesse campo e também explica as questões, dilemas e potenciais que cercam a “ciência psicodélica”, que explora as virtudes terapêuticas dos estados alterados de consciência.

EP 3 Ibogaína e a redução de danos contra o uso abusivo de substâncias

Confira o episódio final da série

0:00

EP 2 Ansiedade, depressão, DMT e Ayahuasca

No segundo episódio da série, são ouvidos pesquisadores que estudam essas substâncias. Confira

0:00

EP 1 MDMA e o transtorno do Estresse Pós-Traumático

No primeiro episódio desta série, conheça os dilemas e potenciais que cercam a “ciência psicodélica”

0:00

Esse trabalho foi desenvolvido a partir de uma bolsa da Fundação Gabo, em parceria com a Agência Pública, por Igor Carvalho, Pedro Ribeiro Nogueira, Rute Pina com apoio de Stéfano Wrobleski.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!
//
//

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email