Buscar
Podcast

COP26: o teatro do governo Bolsonaro

O que estava em jogo para a Amazônia na Conferência do Clima da ONU

Ouça agora:

Podcast
26 de novembro de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 5 COP26: o teatro do governo Bolsonaro

26 de novembro de 2021 · O que estava em jogo para a Amazônia na Conferência do Clima da ONU

0:00

Na COP26, em Glasgow, o mundo foi apresentado a dois Brasis: um criado pelo Governo Federal e outro representado por lideranças indígenas e cientistas. Como a repórter Anna Beatriz Anjos conta, na conferência o marketing do estande brasileiro chamou atenção. Mas não deu conta de disfarçar a falta dos dados do desmatamento anual da Amazônia.

No quinto episódio, a série de podcast Amazônia sem Lei, conta diretamente de Glasgow como foi a participação da sociedade civil e do governo brasileiro nesse que tem sido considerado o encontro global mais importante dos últimos anos sobre a pauta ambiental. Entrevistando pesquisadores e ambientalistas, o episódio analisa as políticas de enfrentamento ao desmatamento tomadas nos últimos meses e os programas propagandeados para o futuro.

Depois de ouvir

Para ler:

Nessa reportagem, a repórter da Pública enviada a Glaglow explica como as negociações entre os países deixaram de fora uma das principais reivindicações por justiça climática.  

Para saber ainda mais:

Indígenas têm protagonismo inédito na COP26, como mostra esta outra reportagem

Com reconhecimento de papel no enfrentamento à crise climática, guardiões de 80% da biodiversidade do planeta têm vozes amplificadas em Glasgow e querem gerir fundos climáticos.

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Vitor Coroa
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.