Buscar
Podcast

COP26: o teatro do governo Bolsonaro

O que estava em jogo para a Amazônia na Conferência do Clima da ONU

Ouça agora:

Podcast
26 de novembro de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 5 COP26: o teatro do governo Bolsonaro

26 de novembro de 2021 · O que estava em jogo para a Amazônia na Conferência do Clima da ONU

0:00

Na COP26, em Glasgow, o mundo foi apresentado a dois Brasis: um criado pelo Governo Federal e outro representado por lideranças indígenas e cientistas. Como a repórter Anna Beatriz Anjos conta, na conferência o marketing do estande brasileiro chamou atenção. Mas não deu conta de disfarçar a falta dos dados do desmatamento anual da Amazônia.

No quinto episódio, a série de podcast Amazônia sem Lei, conta diretamente de Glasgow como foi a participação da sociedade civil e do governo brasileiro nesse que tem sido considerado o encontro global mais importante dos últimos anos sobre a pauta ambiental. Entrevistando pesquisadores e ambientalistas, o episódio analisa as políticas de enfrentamento ao desmatamento tomadas nos últimos meses e os programas propagandeados para o futuro.

Depois de ouvir

Para ler:

Nessa reportagem, a repórter da Pública enviada a Glaglow explica como as negociações entre os países deixaram de fora uma das principais reivindicações por justiça climática.  

Para saber ainda mais:

Indígenas têm protagonismo inédito na COP26, como mostra esta outra reportagem

Com reconhecimento de papel no enfrentamento à crise climática, guardiões de 80% da biodiversidade do planeta têm vozes amplificadas em Glasgow e querem gerir fundos climáticos.

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Vitor Coroa
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes