Buscar
Podcast

Podcast Amazônia Sem Lei: segunda temporada

Série que investiga territórios em conflito está de volta

Ouça agora:

Podcast
3 de novembro de 2023
08:00

Podcast Amazônia Sem Lei: segunda temporada

3 de novembro de 2023 · Série que investiga territórios em conflito está de volta

0:00

Mais de 3 mil quilômetros rodados em viagens. Do interior do Maranhão à Terra Indígena Yanomami. De uma floresta destruída no sul do Amazonas à margem de um rio com morte decretada no Pará. Do quintal de uma família quilombola ameaçada até o roçado de agricultores que tentam resistir na terra onde Dorothy Stang foi morta.

Na segunda temporada, o Amazônia Sem Lei viaja até os territórios que registraram os maiores índices de conflitos da última década para investigar quem dá as cartas e quem sofre as consequências das disputas pela Amazônia hoje.

Nos últimos dez anos, a região acumulou conflitos que atingiram mais de 100 mil famílias, deixaram cerca de 2 mil pessoas ameaçadas e causaram 312 mortes – segundo o Mapa dos Conflitos baseado em dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em cada episódio, a equipe de repórteres sai em busca de diferentes respostas para uma mesma pergunta: por que a Amazônia é hoje um epicentro de violências? 

Novos episódios às terças-feiras. 

Quem faz o podcast

Reportagem e apuração em campo: Avener Prado, Caio Freitas Paes, Clarissa Levy, Evilene Paixão, João Canizares, José Cícero, Júlia Dolce, Leandro Barbosa, Leonardo Milano, Marina Amaral, Rubens Valente

Produção: Clarissa Levy

Roteiro: Caio Santos e Clarissa Levy

Narração: Clarissa Levy e Ricardo Terto

Edição de som e finalização: Pedro Pastoriz e Ricardo Terto 

Artes: Otávio Bressane

Coordenação geral: Thiago Domenici

ELON MUSK é parça de Bolsonaro, Trump e benfeitor na Amazônia e no Rio Grande do Sul? Já se perguntou quais são as intenções de Elon Musk no Brasil? A Pública vai investigar os interesses e negócios do homem mais rico do mundo em nosso território. O magnata da tecnologia mundial promove desinformação e já é investigado por órgãos públicos em diversos países. O jornalismo independente da Pública pode trazer revelações inéditas sobre Elon Musk. Mas um trabalho desse tamanho só pode ser realizado com a ajuda de nossos leitores. Por isso precisamos de, pelo menos, 700 novos Aliados ao nosso lado nesta investigação, que vai render uma série de reportagens especiais.

Clique aqui e faça parte desta investigação!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes