Buscar
Podcast

Dois anos de mandato: como está o governo Lula? – com Miguel Lago

Cientista político analisa a queda de popularidade no terceiro mandato de Lula

Ouça agora:

Podcast
7 de fevereiro de 2025
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 154 Dois anos de mandato: como está o governo Lula? – com Miguel Lago

Cientista político analisa a queda de popularidade no terceiro mandato de Lula

0:00

Pela primeira vez, desde que assumiu o terceiro mandato, o índice de desaprovação do governo Lula é superior à aprovação de seu mandato, de acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Genial-Quaest. 49% se dizem insatisfeitos, contra 47% que mantém firme seu nível de satisfação com o governo. Apesar disso, em outro levantamento da mesma empresa, Lula lidera as intenções de voto para as eleições de 2026. O Pauta Pública desta semana, avalia este cenário e faz um balanço do terceiro mandato do governo Lula – que de entrada teve como principal triunfo derrotar a extrema direita no poder do país. 

Qual é o tom deste novo governo? Como se articularam os interesses de uma ampla coalizão e um congresso predominantemente conservador? É um governo para tentar reconstruir o que foi destruído na gestão anterior ou retomar crescimentos que marcaram seus primeiros dois mandatos? Para discutir essas questões, o convidado do programa é o cientista político Miguel Lago. Ele avalia que já existem avanços sociais e econômicos significativos, mas que o atual governo enfrenta dificuldades na comunicação e também na articulação política.

Ouça o episódio completo e saiba mais. 

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Crise no STF após divulgação de conversas entre Moraes e Vorcaro: como chegamos até aqui?

|

André Mendonça escancara divisões na Corte ao tirar sigilo de investigação citando colega e tema deve impactar eleições

Resgates de pessoas em condição de escravidão caem no Brasil, mas disparam em SP, diz CPT

|

Em 6 meses de 2026, o estado teve mais pessoas resgatadas em condições análogas à escravidão que em todo o ano passado

Fiesp defende modelo inconstitucional de Bukele na segurança e afaga candidatos da direita

|

Candidato ao governo do Paraná, Sergio Moro promete presídio “El Salvador” durante abertura de evento em São Paulo

Mansões, carros de luxo, viagens: a vida de Eduardo Bolsonaro e Figueiredo nos EUA

|

Levantamento revela que ex-deputado e influenciador mantêm vida de alto padrão nos EUA

Como a caça conservadora ao voto feminino alimenta a violência contra a mulher

|

Fragilidade, hormônios e até intelecto: movimento tenta reduzir papel da mulher em ação violenta que começa no discurso

Com auxílio-reclusão restrito, famílias de encarcerados gastam R$ 4 bi por ano em visitas

|

Enquanto uma visita a presídio chega a custar mais de mil reais, Lei Antifacção diminui o acesso a benefício

Funai revê posição adotada no governo Bolsonaro e pede suspensão da licença de Belo Sun

|

Órgão agora cobra análise de 20 comunidades ignoradas e quer suspender licença retomada na Justiça em fevereiro de 2026
Imagem mostra ícones dos aplicativos de redes sociais da Meta em celular

Meta usa influenciadores para direcionar debate sobre proteção a crianças nas redes

|

No Brasil, empresa promove ideia de que as suas ferramentas são melhor que leis que proíbam o acesso dos mais jovens

Eleitores gerados por IA fazem campanha no TikTok e põem em xeque regra do TSE

|

Vídeos criados com IA em que eleitores declaram seus votos para presidente têm 7,4 milhões de views no TikTok

O método: como a extrema direita ataca professores para engajar eleitores

|

Gravações clandestinas e ataques online evidenciam como docentes são explorados politicamente desde 2022