Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Reportagem

Jornalistas palestinos são alvo em Gaza

Documentário mostra que, nos últimos ataques, Israel alvejou propositalmente jornalistas palestinos embora eles estivessem cumprindo seu papel de relatar o conflito militar

Reportagem
28 de janeiro de 2013
17:26
Este artigo tem mais de 11 ano

O documentário feito pela repórter Jihan Rafiz, da The Real News, mostra que em Gaza os jornalistas palestinos não recebem o mesmo tratamento de outros jornalistas estrangeiros, ou mesmo árabes.  Oficialmente, Israel os vê como parte da resistência palestina e eles são, portanto,  alvos de ataques por mísseis guiados.

Em meados de novembro do ano passado, as forças militares de Israel alvejaram um centro de imprensa onde trabalhavam dezenas de jornalistas palestinos.  Oito jornalistas ficaram feridos e, depois de uma semana de bombardeios, três jornalistas palestinos foram mortos.

Segundo os repórteres sobreviventes, entrevistados no documentário, o objetivo das forças israelenses foi censurar a transmissão dos ataques – já que muitos jornalistas estrangeiros foram proibidos de entrar no país.

Para ver o original, clique aqui.

 

A The Real News é uma rede televisiva focada no jornalismo independente, que recebe colaboração de vários jornalistas ao redor do mundo e se mantém por doações dos telespectadores. 

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes