Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Da Redação

Microbolsas para Reportagem: vale a pena participar?

Os vencedores do concurso ganham R$ 4 mil para realizar a reportagem dos seus sonhos. Mas como funciona?

Da Redação
27 de março de 2013
08:53
Este artigo tem mais de 10 ano

Que tipo de jornalista ganha o Concurso de Microbolsas da Pública? Que tipo de projeto de reportagem é premiado? Eu só ganho o dinheiro e vou fazer a minha reportagem? Como é feito o trabalho de apuração? Como é a relação com as diretoras da Pública? Como é a edição? Será que vale a pena participar?

A gente aposta que tem um monte de bons jornalistas por aí cheios de dúvidas como essas. Por isso, fomos perguntar aos vencedores da primeira edição do Concurso de Microbolsas, no ano passado, o que eles acharam. Assista o vídeo e se inspire.

Assistiu? Agora sente e coloque as suas ideias no papel (ou no computador)! As inscrições terminam no dia 5 de abril!

As melhores propostas de reportagem serão selecionadas pelas editoras da Pública e pelos jornalistas Carlos Azevedo, Eliane Brum, Leonardo Sakamoto, Jan Rocha e Ivana Moreira, nossos conselheiros. Os quatro projetos vencedores recebem R$ 4 mil de recursos e a orientação das diretoras da Pública para realizar a reportagem sonhada, que será publicada em nosso site e em veículos parceiros.  O resultado será anunciado no dia 12 de abril.

Clique aqui e leia o regulamento.

E aqui, as respostas às perguntas mais frequentes.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes