Buscar

Repórteres independentes e histórias sobre hidrelétricas tiveram destaque entre as mais de 80 inscrições vindas de 17 estados do país

Da Redação
21 de novembro de 2014
13:00
Este artigo tem mais de 9 ano

postal1_vencedores

Nas últimas quatro semanas, recebemos mais de 80 inscrições para o Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Energia, parceria da Pública com o Greenpeace Brasil. As pautas vieram de 17 estados, inscritas por jornalistas experientes, estudantes, pesquisadores e repórteres especializados em energia.

Mesmo depois de quatro concursos de microbolsas realizados pela Pública, fazer a escolha das pautas vencedoras ainda não é tarefa fácil. “A qualidade das propostas superou as edições anteriores. Os vencedores têm uma trajetória de realizarem reportagens de maneira independente, o que confirma a importância de um projeto como as microbolsas para estimular essa nova geração do jornalismo brasileiro”, conta Natalia Viana, uma das diretoras da Agência Pública. “Acabamos selecionando pautas bastante originais e com diversidade geográfica. São histórias muito pouco conhecidas, em regiões como o sul e sudeste do país”, explica Bruno Weis, coordenador de comunicação do Greenpeace Brasil.

No total, recebemos 57 propostas sobre hidrelétricas e 25 sobre pré-sal. “Foram poucas propostas sobre o tema pré-sal, que continua sendo um pouco tabu na cobertura sobre energia. Está na hora dos repórteres e dos veículos dedicarem mais tempo a entender os impactos dessa forma de exploração que já é fundamental para a nossa política energética”, analisa Natalia Viana. Por conta da grande diferença de propostas entre os dois temas – propostas sobre hidrelétricas foram mais que o dobro em relação às sobre pré-sal – a Comissão Julgadora decidiu contemplar três pautas sobre hidrelétricas e uma sobre pré-sal.

As pautas selecionadas serão produzidas com a mentoria da Agência Pública, que vai orientar os repórteres e editar as matérias, primando sempre pela independência editorial do jornalista – um dos valores fundantes da organização.  As reportagens serão publicadas pela revista digital do Greenpeace Brasil e depois aqui no site da Pública: duas em fevereiro e duas em junho de 2015.

Finalmente, conheça os vencedores do Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Energia:

Alice Martins da Costa Maciel – Alice é formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi repórter do jornal Diário do Comércio e repórter de política do jornal Estado de Minas. Fez parte da equipe de produção de conteúdo da campanha ao governo de Minas do candidato eleito Fernando Pimentel (PT).

José Eduardo Bernardes  – José Eduardo é jornalista, formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove), com atuação e experiência na área de produção jornalística e assessoria de imprensa desde 2008. Participou recentemente, como jornalista convocado pela revista Caros Amigos, da redação de um livro sobre a história do rap no Brasil. Nos últimos dois anos atuou como redator e videorrepórter na agência A2 Comunicação.

Renata Bessi – Renata é jornalista independente, colabora com o TruthOut e com o Programa de las Américas. Faz parte do coletivo SubVersiones. Finalista do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, 2014, com a reportagem “Transposição do São Francisco Ameaça Terras Indígenas, publicada pela Repórter Brasil.

Stefano Wrobleski – Stefano é repórter da Agência Repórter Brasil desde 2012, com foco em direitos humanos e direitos trabalhistas. Acompanha, desde então, operações de fiscalização de trabalho escravo e desenvolve análises sobre o tema e suas relações com economia e política, com base no jornalismo de dados.

“Nós do Greenpeace estamos muito felizes de ajudar a viabilizar reportagens que estão faltando na cobertura do dia a dia da imprensa brasileira. Agora, é pé na estrada. Boa sorte aos repórteres”, diz Bruno Weis. A Pública também agradece a todos que se inscreveram e aos que acreditam no jornalismo independente como forma de contribuir para a democracia e para o acesso à informação!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes