Buscar

Na Br-163, entre Itaituba e Novo Progresso, nossa reportagem registrou os incêndios no assentamento mais atingindo do sudoeste do Pará

Vídeo
Assistir vídeo
27 de agosto de 2019
14:05
Este artigo tem mais de 4 ano

Ao longo da extensão do PDS Terra Nossa, que também margeia a BR-163, o cenário é de continuidade em relação às queimadas observadas na estrada. No assentamento, localizado em área protegida pela Constituição e destinada ao uso sustentável, o fogo não poupou nem mesmo os topos dos morros, classificados como Áreas de Preservação Permanente (APPs) no Código Florestal. A maioria dos focos de incêndio encontrados pela reportagem concentra-se nas muitas fazendas que estão ilegalmente no interior do projeto de assentamento. A região é historicamente marcada por conflitos pela posse da terra.

Reportagem: Ciro Barros e José Cícero da Silva
Imagens e edição: José Cícero da Silva
Arte: Bruno Fonseca
Trilha sonora: Jingle Punks
Coordenação e edição: Marina Amaral e Thiago Domenici

A reportagem é parte do projeto da Agência Pública chamado Amazônia sem Lei, que investiga violência relacionada à regularização fundiária, à demarcação de terras e à reforma agrária na Amazônia Legal.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes