Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

Amazônia em chamas

27 de agosto de 2019

Amazônia em chamas

27 de agosto de 2019

Na Br-163, entre Itaituba e Novo Progresso, nossa reportagem registrou os incêndios no assentamento mais atingindo do sudoeste do Pará

Receba nossa cobertura sobre a Amazônia no seu email. Assine a newsletter e fique informado sobre o que eles querem esconder.

Ao longo da extensão do PDS Terra Nossa, que também margeia a BR-163, o cenário é de continuidade em relação às queimadas observadas na estrada. No assentamento, localizado em área protegida pela Constituição e destinada ao uso sustentável, o fogo não poupou nem mesmo os topos dos morros, classificados como Áreas de Preservação Permanente (APPs) no Código Florestal. A maioria dos focos de incêndio encontrados pela reportagem concentra-se nas muitas fazendas que estão ilegalmente no interior do projeto de assentamento. A região é historicamente marcada por conflitos pela posse da terra.

Reportagem: Ciro Barros e José Cícero da Silva
Imagens e edição: José Cícero da Silva
Arte: Bruno Fonseca
Trilha sonora: Jingle Punks
Coordenação e edição: Marina Amaral e Thiago Domenici

A reportagem é parte do projeto da Agência Pública chamado Amazônia sem Lei, que investiga violência relacionada à regularização fundiária, à demarcação de terras e à reforma agrária na Amazônia Legal.

Mais recentes

A cura da terra

24 de janeiro de 2020

O chamado de Raoni

23 de janeiro de 2020

Uma comunidade contra o óleo

3 de dezembro de 2019