Buscar

Podcast quinzenal da Agência Pública se junta ao primeiro coletivo de podcasts feitos exclusivamente por jornalistas

Da Redação
29 de janeiro de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 3 ano

O Pauta Pública, podcast quinzenal da Agência Pública, é o mais novo integrante da Rádio Guarda-Chuva, rede de podcasts feito por jornalistas. A produção agora vai contar com uma vinheta que identifica a rede e com recomendações dos podcasts parceiros, como Finitude, de Juliana Dantas e Renan Sukevicius, Rádio Escafandro, de Tomás Chiaverini,  Põe na Estante, de Gabriela Mayer, Budejo e Vida de Jornalista, apresentado por Rodrigo Alves.

O Pauta Pública segue com apresentação dos editores e repórteres da Pública Andrea Dip e Thiago Domenici, que a cada episódio conversam com um jornalista sobre reportagens que nos ajudam a entender esses tempos tão complexos.  

A entrada do Pauta Pública na Rádio Guarda-Chuva é uma forma de consolidar a produção e aumentar sua visibilidade entre as pessoas que já estão acostumadas a ouvir podcasts jornalísticos. A Rádio Guarda-Chuva foi criada em 2019, a partir do encontro de três podcasts produzidos por jornalistas e funciona como um selo de qualidade para guiar os ouvintes. Além de ser uma rede de produtores de podcasts, a Rádio Guarda-Chuva também se envolve na criação de alguns produtos em áudio, como o Giro Latino, um podcast sobre notícias da América Latina, o Vala de Perus, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, que narra a descoberta de um cemitério clandestino em São Paulo.

Desde setembro de 2020, o Pauta Pública traz quinzenalmente conversas com repórteres da Pública e de outras redações sobre reportagens que ajudam a compreender o Brasil. Já passaram pelo podcast a co-diretora da Pública, Natalia Viana, entrevistada sobre as colaborações entre o FBI e a Lava Jato; o repórter Rubens Valente, que revelou o “Dossiê Antifascista” produzido pelo Ministério da Justiça com informações de centenas de servidores públicos; e a repórter Juliana Dal Piva, que investiga as “rachadinhas” e a família Bolsonaro. Além das entrevistas, o Pauta Pública traz sempre o Personagem da Semana, coluna assinada por Natalia Viana, um giro pela redação da Agência Pública e o quadro “A boa do povo”, com dicas culturais dos apresentadores e entrevistados. O Pauta Pública é realizado com o apoio de mais de 1.500 Aliados, que contribuem mensalmente com o trabalho da agência.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes