Buscar

Podcast quinzenal da Agência Pública se junta ao primeiro coletivo de podcasts feitos exclusivamente por jornalistas

Da Redação
29 de janeiro de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 3 ano

O Pauta Pública, podcast quinzenal da Agência Pública, é o mais novo integrante da Rádio Guarda-Chuva, rede de podcasts feito por jornalistas. A produção agora vai contar com uma vinheta que identifica a rede e com recomendações dos podcasts parceiros, como Finitude, de Juliana Dantas e Renan Sukevicius, Rádio Escafandro, de Tomás Chiaverini,  Põe na Estante, de Gabriela Mayer, Budejo e Vida de Jornalista, apresentado por Rodrigo Alves.

O Pauta Pública segue com apresentação dos editores e repórteres da Pública Andrea Dip e Thiago Domenici, que a cada episódio conversam com um jornalista sobre reportagens que nos ajudam a entender esses tempos tão complexos.  

A entrada do Pauta Pública na Rádio Guarda-Chuva é uma forma de consolidar a produção e aumentar sua visibilidade entre as pessoas que já estão acostumadas a ouvir podcasts jornalísticos. A Rádio Guarda-Chuva foi criada em 2019, a partir do encontro de três podcasts produzidos por jornalistas e funciona como um selo de qualidade para guiar os ouvintes. Além de ser uma rede de produtores de podcasts, a Rádio Guarda-Chuva também se envolve na criação de alguns produtos em áudio, como o Giro Latino, um podcast sobre notícias da América Latina, o Vala de Perus, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, que narra a descoberta de um cemitério clandestino em São Paulo.

Desde setembro de 2020, o Pauta Pública traz quinzenalmente conversas com repórteres da Pública e de outras redações sobre reportagens que ajudam a compreender o Brasil. Já passaram pelo podcast a co-diretora da Pública, Natalia Viana, entrevistada sobre as colaborações entre o FBI e a Lava Jato; o repórter Rubens Valente, que revelou o “Dossiê Antifascista” produzido pelo Ministério da Justiça com informações de centenas de servidores públicos; e a repórter Juliana Dal Piva, que investiga as “rachadinhas” e a família Bolsonaro. Além das entrevistas, o Pauta Pública traz sempre o Personagem da Semana, coluna assinada por Natalia Viana, um giro pela redação da Agência Pública e o quadro “A boa do povo”, com dicas culturais dos apresentadores e entrevistados. O Pauta Pública é realizado com o apoio de mais de 1.500 Aliados, que contribuem mensalmente com o trabalho da agência.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes