Buscar

Foram selecionados comunicadores indígenas de Roraima, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Bahia

Da Redação
6 de março de 2023
12:00
Este artigo tem mais de 1 ano

A segunda chamada da 15ª edição do programa de Microbolsas da Agência Pública divulga hoje (6 de março) os cinco projetos selecionados pelo edital para repórteres indígenas. As cinco propostas vencedoras ganharão bolsas de R$ 7.500 para produzir a reportagem, com mentoria e edição da Pública.

As inscrições vencedoras foram escolhidas pela Agência Pública, considerando a originalidade e relevância da pauta, bem como o caráter jornalístico da proposta, além de consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos propostos. Foi ainda levada em conta a experiência demonstrada pelos candidatos para levar a cabo seus projetos. Também consideramos critérios de diversidade regional e temática. Foram selecionados comunicadores indígenas de Roraima, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Bahia.

Veja abaixo os selecionados:

  • Cleuniza Kaba, Jeybu, Mondria, Idernilson, Baure, Elisa Munduruku – Moradores da aldeia Poy Dinibi, são indígenas do povo Munduruku, do estado do Pará, e integram o coletivo de audiovisual Wakoborun.
  • Edivan dos Santos Guajajara – morador da terra indígena Arariboia, no Maranhão, é fotógrafo, filmmaker e também diretor e produtor.
  • Ariene Susui – indígena do povo Wapichana, é originária da comunidade Truaru da Cabeceira, Terra Indígena Truaru (RR). Possui graduação em Jornalismo e é mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
  • Manuhã Pataxó – jovem indígena da Terra Indígena Comexatiba (BA).
  • Juvêncio Roptsudi Raiwari, Caetano Tseretomodzatse Moritu e Nivaldo Hoiwere Rairate – indígenas do povo Xavante, moram na Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças (MT).

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes