Buscar

A 18ª edição do programa de Microbolsas da Pública, feita em parceria com o Instituto Pro Bono, recebeu 82 inscrições

Da Redação
30 de agosto de 2023
14:20

Em junho deste ano, a Agência Pública lançou, em parceria com o Instituto Pro Bono, a 18ª edição do programa de microbolsas para reportagens investigativas. Convidamos repórteres de todo o país a propor pautas sobre a situação de pessoas egressas do sistema prisional no Brasil, uma população pouco assistida e com histórias pouco cobertas pela imprensa. 

Recebemos 82 inscrições, com pautas que buscavam tratar o tema sob diferentes aspectos, como saúde, trabalho, maternidade, entre outros. As quatro pautas vencedoras foram escolhidas em conjunto por representantes da Pública e do Instituto Pro Bono, levando em consideração a relevância da pauta e a qualidade da pré-apuração.

As equipes de repórteres selecionadas para as Microbolsas vão receber uma bolsa de R$ 8 mil para a produção da reportagem e a mentoria da Agência Pública. Cada equipe será orientada e terá o material editado por um de nossos editores durante o processo. As reportagens serão publicadas entre novembro e dezembro deste ano.

Conheça abaixo as pessoas que tiveram suas pautas selecionadas nas Microbolsas Egressos do Sistema Prisional:

  • Flávia Prado

Jornalista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Vencedora do 39º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo nas categorias Especial e Televisão. Finalista do Prêmio Internacional The AIBs 2022. Tem exxperiência em grandes reportagens televisivas por todo o país, pesquisa jornalística e roteiro, com passagens pela Record TV, SBT e O Estado de São Paulo. 

  • Gabriela Güllich e Nduduzo Siba

Gabriela Güllich é jornalista, quadrinista e designer. Atua na área de direitos humanos e meio ambiente, com peças focadas no jornalismo visual. É vencedora do Troféu HQMix com o livro-reportagem “São Francisco” e integrou o projeto Latinográficas, uma iniciativa do veículo paraguaio El Surti para impulsionar a comunicação visual na América Latina. Trabalhou como assessora de comunicação no ITTC – instituto que acolhe mulheres migrantes em conflito com a lei em São Paulo e atualmente é gestora de comunidades e design em ((o))eco – jornalismo ambiental.

Cantora, atriz, dançarina e artista zulu, Nduduzo Siba nasceu em Durban, na África do Sul e é sobrevivente do cárcere. Atualmente, luta para permanecer no Brasil após decreto de expulsão. É militante em prol dos direitos das mulheres migrantes encarceradas no Brasil. Participará como co-roteirista do projeto, trazendo sua experiência de vida para a história.

  • Leandro Aguiar

Jornalista graduado em 2012 pela UFMG, mestre em Comunicação pela UFF (2017) e doutorando pela UNB, onde pesquisa a estética das manifestações de rua antipetistas. Trabalhou nas redações do jornal O Tempo, iG e Folha de S.Paulo, e, como freelancer, publicou reportagens, perfis e ensaios na revista piauí, BBC Brasil, Folha, UOL TAB, Le Monde Diplomatique, Brasil de Fato e no jornal Rascunho. Cobriu temas relacionados a política, cultura, meio ambiente, violência urbana, economia, esporte e religião, em geral com foco em conflitos e desigualdades sociais.

  • Thaís Regina

Repórter e ensaísta, escreve sobre cultura e sociedade no Brasil. Já colaborou com TIME, ELLE Brasil, Uol, entre outros. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e com uma especialização em Psicanálise nas Situações Sociais Críticas na Pontifícia Universidade Católica, atualmente estuda a relação entre prisões, poder e resistência. Hoje, escreve como repórter freelancer, com a certeza de que o sabor de uma boa reportagem está nos seus personagens.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes