Buscar
Entrevista

Narcotráfico na Amazônia: “comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Aiala Colares, professor quilombola, explica a expansão do tráfico no Norte do país e seu impacto nas comunidades locais

Entrevista
31 de agosto de 2025
04:00
Este artigo tem mais de 1 ano

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A região Norte do Brasil teve um crescimento acentuado do crime organizado, resultado do alto índice de violência, garimpo ilegal, lavagem de dinheiro, entre outras violações ambientais relacionadas ao narcotráfico. Segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve o aumento de 92% nas apreensões de cocaína no território nos últimos 11 anos. São 20 pontos percentuais acima da média nacional, que registrou alta de 72% no mesmo período. O levantamento aponta que no ano passado foram apreendidos 15,2 toneladas de maconha, contra 229 kg em 2013 – um acréscimo de 6.530%.

Para analisar os fatores que contribuíram para o cenário da região, Andrea Dip recebe no Pauta Pública desta semana o professor quilombola Aiala Colares, da Universidade Estadual do Pará. PhD em Geografia e Especialista em Direito Penal, ele detalha as facções que atuam no interior da Amazônia Legal, especialmente nos estados do Pará, Amazonas e Amapá.

Colares explica as consequências enfrentadas pelas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas localizadas nas principais rotas de tráfico de drogas do continente. Ele enfatiza que o Estado também é responsável por esses impactos ao reforçar uma lógica violenta de repressão. “A guerra às drogas, inspirada em um modelo norte-americano que não deu certo, reproduz a lógica de violência estatal de racismo e encarceramento em massa, além de não conseguir entender a importância da discussão sobre redução de danos e políticas públicas”, afirma. Ele também sugere diferentes alternativas de ações para frear o crime na região e melhorar a vida das comunidades locais.

Foto mostra o entrevistado Aiala Colares, pós-doutor em Geografia, professor quilombola da UEPA e pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, fala sobre narcotráfico no norte ao Pauta Pública.
Aiala Colares é pós-doutor em Geografia, professor quilombola da UEPA e pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Leia os principais pontos da entrevista e ouça o podcast completo abaixo.

EP 183 Rios de cocaína e sangue: tráfico e violência escalam no Norte

Professor quilombola explica cenário de expansão do tráfico no Norte do país e seu impacto nas comunidades locais

0:00

Sobre esse dado de que a região Norte teve um crescimento de 92% nas apreensões de cocaína, num período de 11 anos. A que isso se deve?

Tem uma questão fundamental quando a gente fala de entrada e saída de cocaína do Brasil, porque a entrada é a Amazônia e a saída são os portos do Brasil. Dentro dessa lógica de organização espacial das redes do narcotráfico, a Amazônia cumpre o papel de ser a região que abastece tanto o mercado brasileiro quanto o africano e o europeu.

Então, nos últimos anos, o Brasil vem se destacando no consumo de cocaína em contexto global, sendo o segundo principal mercado consumidor da droga, depois dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, se destaca como o principal exportador para os continentes africano e europeu. Não que o Brasil seja produtor de cocaína, mas ele cumpre o papel de gerar trânsito. E a região amazônica acaba ocupando esse lugar central dentro dessa conexão.

Um outro dado é sobre o aumento das facções criminosas. Quais são essas facções? E quais as principais atividades que elas exercem?

O problema das facções criminosas é um problema no Brasil. Hoje, todas as regiões enfrentam essa complexidade, mas o que muda são as escalas de atuação, o esquema de organização hierárquica entre elas. É o que acontece quando falamos, por exemplo, de facções na região amazônica. Existiam os grupos locais, que já atuavam nos estados da Amazônia, principalmente no Pará, Amazonas e Amapá. E, nos últimos anos, a entrada de facções do Sudeste [que] incorporaram as locais. Algumas poucas já existem, e passaram a fazer parte desse contexto de conflito da região.

Ou seja, a Amazônia já sofria uma série de agressões. E quando eu falo Amazônia, estou falando não só da natureza, do meio ambiente, da biodiversidade, mas também dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, castanheiros e camponeses. Essas agressões são os problemas históricos relacionados à questão agrária: a grilagem, a expedição do latifúndio, o contrabando de madeira, o garimpo ilegal. Agora, tudo isso se soma à dinâmica do narcotráfico. Então, as facções, elas se deslocam para a região amazônica com o intuito de controlar as principais rotas do tráfico de cocaína.

Como isso impacta as comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas?

É importante enfatizar que o impacto que as comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e, até mesmo, o campesinato sofre na região amazônica com o narcotráfico, elas também sofrem com a presença do Estado. Isso porque o Estado reproduz uma lógica violenta de repressão ao tráfico de drogas. A guerra às drogas, inspirada em um modelo norte-americano que não deu certo, reproduz a lógica de violência estatal de racismo e encarceramento em massa. Além de não conseguir entender a importância da discussão sobre redução de danos e políticas públicas para chegar a uma possibilidade de resolver os impactos.

Essas comunidades estão no meio do fogo cruzado, de um lado as facções, do outro o Estado. E somando-se a tudo isso, nós temos outros atores sociais que já apresentavam uma série de dinâmicas de conflitos, como o latifundiário, o grileiro, o contrabandista de madeira, ou seja, várias atividades ilegais relacionadas aos crimes ambientais e à questão fundiária que vão se conectando com a questão, por exemplo, do narcotráfico.

Atualmente, a dinâmica de problemas enfrentada por essas comunidades é muito mais complexa do que 15 ou 20 anos atrás. E esses são os impactos enquanto o Estado não entender, por exemplo, que a titulação da terra, a demarcação da terra, a regulação fundiária, acompanhadas de políticas públicas, são necessárias para criar um mecanismo de proteção desses territórios e eliminar os impactos causados pela presença do crime organizado.

Quais políticas públicas e ações poderiam frear o que está acontecendo, ou melhorar a vida das comunidades da Amazônia?

A primeira questão é regularizar a terra, porque quando analisamos o mapa dos conflitos na Amazônia percebemos que eles ocorrem, em sua maioria, onde não há regularização. Então, regularizar a terra é fundamental. Ou seja, demarcar a terra indígena, titular o território quilombola, demarcar o que é ribeirinho, fazer o projeto de regulação fundiária de assentamentos que não tiveram seu reconhecimento.

Depois disso, deve-se pensar nas políticas públicas de segurança e de prevenção para tentar dar oportunidade à juventude, impedindo que tenha uma ânsia em fazer parte de uma facção criminosa porque viu fulano ou ciclano vendendo drogas.

O terceiro ponto é desenvolver a região amazônica, o que requer dar autonomia para as comunidades, assim como investimento financeiro para que elas possam recomeçar a vida, devido à invasão do latifúndio, que desmatou tudo. E, por fim, criar uma estrutura para atender as demandas do desenvolvimento sustentável, incorporando as atividades econômicas que partem de comunidades locais, com o objetivo de fazer parte do circuito econômico sustentável, a partir daquilo que se aprende na região.

Para mim, esse seria o modelo perfeito. Uma Amazônia sem latifúndio, sem crimes ambientais, uma Amazônia sustentável e, claro, uma Amazônia viva. Quando eu falo viva, não é só a biodiversidade, mas as pessoas, porque o que temos hoje são pessoas morrendo. E junto com elas, a floresta.

Edição:
Aiala Colares/Arquivo pessoal

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Sem educação, clima ou fome: O dito e não dito na propaganda eleitoral de Flávio Bolsonaro

|

Discurso de guias que foram ao ar na TV mostra aposta em "medo" e "mulheres" e ignora temas como educação, fome e clima

Quando o patrão pede voto

|

Desde setembro, foram 24 denúncias diárias de assédio eleitoral no trabalho; 99% dos casos são apurados, diz MPT

Master: Em mensagens, Vorcaro declarou lado sem margem para dúvida: “apoiamos a direita”

|

Banqueiro preso no escândalo do Banco Master tinha entre contatos Flávio Bolsonaro e Nikolas, a quem disse ter ajudado

Clubes de tiro fazem anúncios proibidos de descontos em armas para apoiar Flávio Bolsonaro

|

Empresas não podem fazer campanha de candidatos; clubes fazem ofertas de rifles com número de urna de Bolsonaro

Meta bloqueia conteúdos políticos pró-Lula e contra Flávio acusando terrorismo e nudez

|

Ministério Público Federal abre investigação contra a empresa e X por violação à liberdade de expressão

Um jumento na filarmônica

|

Contrabaixista na Europa volta ao Recife e reencontra crianças de projeto social que o iniciou na música há 20 anos

Em foto, Eduardo Bolsonaro aparece cercado de apoiadores da extrema direita na festa de gala da Hispanic Heritage

Eduardo Bolsonaro vive noite de celebridade na festa da extrema direita nos EUA

|

Ao som de “La Bamba” e “Macarena”, festa teve clima de vitória de Flávio Bolsonaro e ingressos de R$ 15 mil a R$ 50 mil

A misoginia de diálogos de Vorcaro e CEO que expôs atrizes: “Mulher não pode fazer isso”

|

CEO da Globo demitido hoje fez comentários machistas sobre Deborah Secco e Sabrina Sato, e chamou prefeita de vaca

Líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN) durante entrevista

Chefe da campanha de Flávio Bolsonaro esteve no Senado mas não votou na 6×1

|

Rogério Marinho (PL-RN) fez uma reunião de 3h, se encontrou com aliados e saiu sem falar com a imprensa

Daniel Vorcaro, do Banco Master, e Fred Kachar, do Grupo Globo

A linha direta de Vorcaro dentro do Grupo Globo: “Quer que peça pra corrigir?”

|

Vazamento de mensagens do ex-banqueiro a Fred Kachar expôs interferências editoriais e levou à demissão do executivo

Montagem feita por IA com imagens do presidente Lula e do candidato Flávio Bolsonaro

Meta barra mais conteúdos pró-Lula e progressistas que pró-Flávio, aponta levantamento

|

Levantamento documentou mais de mil casos de restrições e banimentos nas plataformas em outubro

Plenário do Senado Federal durante sessão que votou PEC do fim da Escala 6x1

Fim da escala 6×1 é a maior mudança na jornada do trabalhador brasileiro desde 1988

|

Com 75 votos a favor e um contra nos dois turnos de votação, PEC aprovada garante dois dias de descanso a trabalhadores