Buscar
Podcast

Rios de cocaína e sangue: tráfico e violência escalam no Norte

Professor quilombola explica cenário de expansão do tráfico no Norte do país e seu impacto nas comunidades locais

Ouça agora:

Podcast
29 de agosto de 2025
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 183 Rios de cocaína e sangue: tráfico e violência escalam no Norte

Professor quilombola explica cenário de expansão do tráfico no Norte do país e seu impacto nas comunidades locais

0:00

O 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe dados impressionantes sobre o avanço do crime organizado na Região Norte do Brasil. Segundo o levantamento, houve ali um crescimento de 92% nas apreensões de cocaína nos últimos 11 anos, bem acima da média no resto do Brasil que viu uma alta de 72% no mesmo período. Em 2024 foram apreendidos 15,2 toneladas de maconha contra 229 kg apreendidos em 2013, um aumento de 6.530%. Este aumento do tráfico se relaciona com o aumento da violência e de outros crimes como garimpo ilegal e lavagem de dinheiro.

Mas o que explica esse cenário? Quais são as facções que se instalaram no interior da Amazônia Legal e como as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas estão sofrendo o impacto desta explosão de violência? Para conversar sobre essa situação cada vez mais dramática e com muitos contornos, o Pauta Pública recebe o professor quilombola Aiala Colares, da Universidade Estadual do Pará. PhD em Geografia e Especialista em Direito Penal, ele fala com a gente sobre como a região Norte tem se transformado numa das principais rotas de tráfico de drogas no continente e o que poderia ser feito para frear todo esse processo.

Ouça o episódio completo e não deixe de curtir e compartilhar o programa. Você também pode contribuir com o nosso trabalho, doando qualquer valor ou se tornando aliado por menos de 1 real por dia. Saiba mais em apoie.apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Imposto do pecado: Governo alivia para indústrias e adia proteção popular, alma da reforma

|

Indústrias do refrigerante e mineração terão 2027 de impostos baixos ou zerados frente a impacto à saúde e meio ambiente

Como a quebra do banco Ueno, no Paraguai, acabou com o governo do presidente Santiago Peña

|

Crescimento do Ueno teve ajuda política e dinheiro público; presidente foi acionista de empresa do grupo ligado ao banco

Queimaduras, terror psicológico e salários atrasados em data centers na Europa

|

Investigação revela realidade dos trabalhadores nos centros de desenvolvimento de infraestrutura de IA na Europa
Sessão sobre a PEC da segurança pública no Senado

Segurança Pública: PEC da redução da maioridade penal no Senado pode ter relator do PT

|

Senado aprova PEC da Segurança Pública e proposta de mudança na maioridade penal pode ser analisada nesta quarta
Audiência Pública – ADI 8027/DF - no STF sobre proibição das bets no Brasil

Contas espalham conteúdo falso sobre bets nas redes enquanto STF discute proibição

|

Perfis no X/Twitter divulgam histórias irreais sobre apostas ao mesmo tempo em que audiência pública reúne lobistas

Com a 1ª vitória do PT em 12 anos, a cidade do Rio deixou de ser reduto bolsonarista?

|

Lula virou na capital fluminense, onde a família Bolsonaro ganhou 22 de 24 pleitos desde 1988

Pantanal entra oficialmente na rota da aridez, aponta plano do governo

|

Cientistas alertam que é preciso uma mudança na forma como o país produz alimentos e maneja a pecuária

Fuga de Flávio abre caminho para bolsonarismo abraçar políticos para além do sobrenome

|

Para Especialistas derrota eleitoral enfraquece herdeiros do ex-presidente, mas não elimina força política do movimento

‘Primavera Brasileira’: como ato de estudantes virou onda global contra extrema direita

|

Marcha em Niterói iniciou efeito borboleta progressista que contou com fandoms e Janones e hoje inspira outros países